DOS SERMÕES DE SÃO BERNARDO, ABADE
Ofício das Leituras para a Solenidade de São Bento (11/7), segundo o Calendário Litúrgico Beneditino
A memória de São Bento até hoje é bendita
O nome de nosso Glorioso Pai São Bento deve ser amado e honrado por vós, pois é o vosso Guia, o vosso Mestre e Legislador. Que a sua santidade, sua piedade e sua justiça vos sirvam de alimento. São Bento foi árvore imensa e cheia de frutos, como a que é plantada junto a um curso de águas. Foi plantado junto a um curso de águas, porque deu seu fruto no seu tempo. São seu fruto aquelas três coisas que há pouco nos referíamos: sua santidade, sua justiça, sua piedade. Os milagres comprovam a santidade; a doutrina, a piedade; a vida, a justiça. Mas por que te falo de milagres? Para que também queiras fazê-los? De modo algum. Mas para que sejas fortalecido por seus milagres, enchendo-te de confiança e alegria, por estares submetido a tal Pastor, por teres merecido um tão grande Patrono! Na verdade, imensamente poderoso deve ser no céu, quem tão grande e poderoso foi na terra, exaltado na glória como o foi na graça. E, como segundo a quantidade de raízes, calculam-se os ramos que brotam, uma árvore (dizem) possui tantos ramos quantas são as raízes que a sustentam. Portanto, se não temos milagres nossos, devem ser para nós grande consolo os milagres de nosso Patrono.
Sua doutrina nos instrui, e dirige os nossos passos no caminho da paz. Porém a justiça da sua vida nos fortalece e nos anima, de modo a tanto mais nos entusiasmarmos a praticar o que ensinou, quando estamos convictos de que só ensinou o que fez. O exemplo, na verdade, é uma palavra viva e eficiente, tornando mais ouvido aquilo que diz, enquanto o mostra praticado.
Deste modo, portanto, a santidade conforta, a piedade informa, a justiça a confirma. Quão grande foi o seu amor de pai, que não só beneficiou aos presentes, mas estendeu ao futuro a sua solicitude. Não só para aqueles que então viviam, esta árvore produziu frutos, mas até hoje crescem e permanecem. Sem dúvida é agradável a Deus e aos homens, aquele que não foi bendito apenas no presente, como muitos são amados por Deus e só por ele conhecidos: a memória de São Bento, porém, até hoje é bendita. Pois até hoje, numa tríplice profissão de amor ao Senhor, alimenta o seu rebanho com um tríplice fruto. Alimenta-o com a vida, alimenta-o com a doutrina, alimenta-o com a sua intercessão. Incessantemente ajudados por ele, produzi frutos também vós, irmãos caríssimos – pois para isto fostes instituídos – para irdes e produzirdes frutos.
In natali sancti Benedicti Sermo, 2.4.7-8