A nova era

OLÁ IRMÃOS!

QUERO SABER ONDE ENCONTRO MATERIAL OU ARTIGOS DO VATICANO SOBRE O MOVIMENTO NOVA ERA.

 

OBRIGADO.

HAMILTON

 

 

Caríssimo Hamilton, salve Maria!!!

Para tentar obter o material de que precisas faça uma pesquisa no site do Vaticano (www.vatican.va). Até onde pesquisei não há uma menção direta a esse movimento modernoso-gnóstico-ecumênico-solvente-coletivista-totalitário-relativista no site*, mas uma série de documentos que afirmam e provam a predominância, em matéria de fé (e todas as suas salutares e necessárias conseqüências), dos ensinos do Cristo, do Magistério, da Tradição e da Escritura sobre toda e qualquer pretensão pan-consciencial, convulsionária e revolucionária ? o que, na verdade, beira ao demencial…

Apresento, pois, uma relação de algumas Encíclicas que abordam temas correlatos e complementares ao assunto proposto, matéria de estudos por parte daquele que anseia a verdade e justeza da fé e da razão:

 

RERUM NOVARUM: Papa Leão XIII; a sede de inovações que há muito tempo se apoderou das sociedades e as têm numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões políticas para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de si mesmos, e a sua união mais compacta, tudo isso, sem falar na corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito.

 HUMANI GENERIS: Papa Pio XII;  sobre os dogmas e ensinamentos da Igreja, é comum ouvirmos de católicos e teólogos “amantes de novidades”, que os termos da filosofia escolástica não se aplicam mais em nossos dias. Deturpando os sentidos dos Concílios e das Sagradas Escrituras consagrados pela Igreja ao longo dos séculos, declarando-os antiquados à luz do mundo atual, eles pretendem mudar conceitos bem estabelecidos pela doutrina católica. Isto é o que se chama “relativismo dogmático”, condenado pelo Papa Pio XII na encíclica que aqui apresentamos. Condena também a nova exegese e o poligenismo.

–  PASCENDI DOMINICI GREGIS: Papa São Pio X; o modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive – e principalmente – ‘no próprio seio da Igreja’. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc.

INSCRUTABILI DEI CONSILIO: Papa Leão XIII; a subversão geral de verdades supremas, a audácia dos que não suportam nenhuma autoridade legítima, o desprezo de leis que regulam os costumes e protegem a justiça, e o esquecimento das coisas eternas, entre tantos outros males, é o que deixa a sociedade humana sem repouso e lhe prepara novas revoluções e funestas catástrofes.
Esses males tem a sua principal causa no desprezo e na rejeição da santa autoridade da Igreja, que governa o gênero humano em nome de Deus, e que é a salvaguarda e o apoio de toda autoridade legítima.
E para subverter os fundamentos da sociedade, os inimigos da ordem pública pensaram – e colocaram em prática – atacar sem trégua a Igreja, torná-la odiosa por meio de vergonhosas calúnias, e também enfraqueceram-lhe a autoridade e a força do Pontífice Romano.
Nesta encíclia de 1878, o Papa Leão XIII mostra-nos os remédios para estes males da sociedade, que, mais do que nunca, vêm corrompendo e mesmo destruindo os fundamentos da sociedade humana.

HUMANUM GENUS: Papa Leão XII; nesta encíclia o Papa Leão XIII nos lembra a divisão do gênero humano “em dois campos inimigos, que não cessam de combater, um pela verdade e pela virtude, o outro por tudo o que é contrário à virtude e à verdade”. Agindo ocultamente, e às vezes abertamente, fortemente organizada, a Maçonaria é apresentada pelo Papa como uma organização que conspira contra a Igreja. Leão XIII chama a atenção para o perigo dessas seitas e aponta os caminhos para o combate. Escrita há mais de cem anos, esta encíclica é, entretanto, de perfeita aplicação em nossos dias.

 

***

 

Para implementar um estudo sério sobre o tema você deverá abastecer-se de textos e artigos que reverberam a lisura e a harmonia com a verdade dos dados, que entram em consonância com a realidade dos fatos e espelham a divina correção e exposição de nossa fé.

Nesta busca você encontrará diversos problemas: por ser a tal Nova Era um movimento diabolicamente sincrético e parasitário, muitas críticas que a ele se fazem usam e abusam das mesmas categorias de pensamento para se expressar, e caem no mesmo desvio ? viciam o discurso, criam cacoetes mentais que mais são como emanações daquilo mesmo que, antes, criticavam/condenavam; é uma espécie de vício por uso indevido.  Tenha por guia a santa prudência e as sábias palavras dos sábios, dos Doutores da Igreja e do Magistério infalível.

Caso tenha mais dúvidas será um prazer e uma honra responder-lhe; basta encaminhar-nos a sua dúvida que nós responderemos.

 

Nos corações de Jesus, Maria e José;

 

MMLP

 

P.S.: A Nova Era faz convergir para si uma série de ideologias, correntes de pensamento, filosofias, ?teologias? que mutuamente se alimentam do erro, portanto, isso é uma prova de que ela é extremamente hábil em cooptar incautos em todas as áreas: elites, intelectuais, artistas, clérigos, pessoas comuns. Deriva daí o seu alto poder de sedução, posto que faz um verdadeiro amalgama de ?tudo o que há? e deixa tudo pronto para ser aceito pelos postulantes, tal é a propaganda de unanimismo-includente e tolerante que aparenta; cria-se um ambiente cultural próprio.

Vende-se uma imagem de que ela é superior a tudo isso porque ela absorve tudo isso e resolve todas as diferenças, arbitrando de maneira suprema todas as coisas subordinadas a ela.

Ao fim e ao cabo é o desejo gnóstico inconfesso daqueles que querem ser ?como deuses? (Gênesis III, 5). 

Ver também:

1. Estudo divulgado pelo Vaticano expõe perigos da Nova Era

2. O QUE É A NOVA ERA
 

3. Artigo do Site do Vacitano (*observação corrigida)

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.