A oração e os Santos

Uma das principais objeções levantadas por não-católicos é: por que os católicos oram a Maria e aos Santos se a Sagrada Escritura afirma que há somente um mediador entre Deus e o homem?

Há uma resposta muito simples para isso, uma vez que concordamos com alguns princípios básicos. Antes de mais nada, os católicos reconhecem e sempre reconheceram que Cristo é o único mediador entre Deus e o homem. Segundo, a oração aos Santos não ignora a Cristo, mas é na verdade um pedido aos Santos para que intercedam por nós diante do trono de Cristo no Céu.

É muito semelhante a você pedir para um amigo orar por você. Ora, se você realmente crê que há apenas um único mediador entre Deus e o homem, por que você pediria a alguém para que orasse por você?

Parece então que esse problema fica agora reduzido à questão: podem os Santos ouvir os nossos pedidos e podem eles orar por nós? As Escrituras nos ensinam que os Anjos e Santos colocam as orações dos santos na terra diante do trono de Deus (Tobias 12,12; Apocalipse 5,8; 8,3-4). Portanto, se cremos nas Escrituras, podemos concordar que os Santos estão intercedendo por nós diante de Deus. Com efeito, os católicos estão simplesmente pedindo a Maria e aos Santos, assim como aos seus amigos na terra, que orem por eles.

Uma última questão a considerar a esse respeito seria esta: as orações dos pecadores na terra são mais ou menos eficazes do que as orações dos Santos no Céu, que já estão na presença da visão beatífica? Neste caso, quem você preferiria que orasse por você?

Facebook Comments