A presença real e substancial de Jesus na Eucaristia

Eucaristia

A palavra ?Eucaristia? provém de duas palavras Gregas ?Eu-Cháris?: ?Ação de Graça? e designa a presença Real de Jesus sob o pão e o vinho. Sabemos disso porque a Igreja nos ensina, e porque a Bíblia também o diz. Vejamos: No Evangelho de João, vemos Jesus fazendo uma série de coisas preparatórias para o seu discurso sobre a Eucaristia: Primeiro ele faz o milagre da multiplicação dos pães (Jo  6,5-13) mostrando assim sua capacidade de modificar miraculosamente as coisas criadas. Em seguida, ele caminha sobre as águas (Jo 6,19-20) mostrando seu controle sobre o seu próprio corpo.

Além dessas capacidades, ele faz o seu discurso Eucarístico (Jo 6,27-59). É um discurso afirmando que devemos buscar não a comida que perece (isto é, os alimentos do dia a dia), mas aquela que dura até a vida eterna, que ele nos dará (Jo 6,27). Em seguida ele trata do Maná, prefiguração da Eucaristia, e afirma que o Maná não era o verdadeiro pão dos Céus, e sim ele (Jo 6,31-40).

Assim como os Protestantes, os Judeus perguntaram como ele poderia dar a sua carne a comer. Note-se que o verbo que é usado na pergunta dos Judeus é o verbo ?Phageim? (comer). Jesus responde reafirmando o que já dissera: Quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue não terá a vida eterna, e afirma que sua carne é verdadeiramente uma comida e seu sangue verdadeiramente uma bebida (Jo 6, 52-59). O verbo que é usado nesta resposta não é mais o verbo ?Phageim?, mas o verbo ?Trogô?, que significa mastigar. Ele está mostrando que não é uma parábola, não é um simbolismo, não é um memorial.

Muitos daqueles que o seguiam, não suportaram as palavras de Jesus. Ele, porém, não retirou o que dissera. Muitos dos que antes o seguiam, então se retiraram e não mais andaram com ele, por não suportarem seus ensinamentos sobre a Eucaristia. Note-se, como curiosidade, que o capítulo e o versículo que narra isso (Jo 6,66) é o único capítulo-versículo ?666? de todo o Novo Testamento.

Em (Mateus 26,26) (Marcos 14,22) (Lucas 22,19) (1 Cor 11,23) Jesus diz que o pão e o vinho é seu corpo e seu sangue (Isto é meu corpo; isto é o Cálice do meu sangue). Teria sido perfeitamente possível, escrever ?Isto significa?, ou  ?Isto representa?. Não é porém isto o que está escrito. Está escrito que ?Isto é? o corpo e o sangue de Cristo. Esta é também, a fé pregada por Paulo em (1 Cor 11,27-29).

É evidente que o sacrifício de Cristo é um acontecimento único, que não precisa jamais ser repetido. Na Santa Missa, não há repetição do sacrifício; Jesus não é imolado de novo. A sua imolação única, porém, passa a estar novamente presente, por graça de Deus, para que possamos, nós também, receber seus frutos dois mil anos depois.

Aos Protestantes, cabe uma pergunta muito objetiva: Seria possível Cristo ser tão solene e tão claro, utilizando palavras tão majestosas e escandalizando a tantos incrédulos Judeus, apenas para prometer-nos um ?Pedaço de pão? que devemos comer em sua lembrança?

Seria Impossível.

Note-se que quando Deus mandou sacrificar o Cordeiro da páscoa no Egito e marcar as portas com seu sangue, ele também mandou comer da carne do cordeiro (Ex 12,1-11). Ora, o cordeiro era figura de Cristo, que é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1,29). Não basta o sacrifício do cordeiro; temos também que comer sua carne.

Não há outras explicações contrárias. Na Eucaristia está realmente Cristo de corpo e sangue. Compare em suas palavras: ?Lázaro, sai do sepulcro? e Lázaro sai imediatamente ?Mulher, está curada? e ela fica curada ?Isto é meu corpo? esse é o corpo de Cristo.

Ao negar a presença Eucarística, o Protestante nega as palavras de Cristo. Aliás, o que Paulo afirma acaba condenando o Protestantismo: ?É culpado do corpo do Senhor, come sua própria condenação, que não dicerne o corpo de Cristo de um vulgar pedaço de pão, e come esse pão indignamente?.

Eis a verdade irrefutável da Eucaristia.

Transmissão: Jaime Francisco de Moura

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.