– Não há chances de me converterem ao Cristianismo. Eu sou racionalista. A religião é irracional porque ela afirma que existe uma realidade além da razão. Isso se baseia na fé cega. (Anônimo)

Você pode se autodeclarar racionalista, mas isso não faz com que as posições que você assume sejam razoáveis. Na verdade, apesar de todo esse discurso sobre razão e contrário à fé cega, os racionalistas estão muitas vezes entre as pessoas mais irracionais.

O Cristianismo afirma que existem verdades que vão além do poder da razão necessário para demonstrá-las, mas isso não significa que sejam irracionais. Existe uma diferença entre o que é irracional (aquilo que vai contra a razão) e o que é supra-racional (aquilo que está além da razão).

Considere isto: a física quântica está acima das habilidades racionais de quem tem mais de 4 anos de idade. Isto faz com que [a física quântica] seja irracional até para quem tem 4 anos de idade? Não.

Ou então pense nisto: conhecer tudo o que existe sobre ciência morderna está além das capacidade de qualquer ser humano. Por isso é que existem especialistas. Pois bem: nós não dizemos que a ciência é irracional porque a totalidade do conhecimento científico vai além do poder que uma pessoa tem para conhecer.

Em outras palavras: o fato de uma pessoa ser limitada naquilo que ela não compreende não significa que não possa existir algo além. Se passarmos do indivíduo para a raça humana como um todo, podemos dizer que o fato pode ser limitado para um homem, como criatura finita que é; mas isto não significa que inexiste algo que vá além do que ela pode compreender.

O Cristianismo afirma possuir uma mensagem que ultrapassa o horizonte intelectual de um homem. [Tal mensagem] afirma que Deus – cuja existência, por sua vez, é cogniscível apesar das nossas habilidades racionais limitadas – revelou coisas que vão além da razão, mas que não conflitam com ela. [Essa mensagem] também afirma que a realidade conforme a conhecemos evidencia – embora não prove – que as verdades transcedentais existem. Se isto é assim ou não, não é um posição irracional.

A partir da ótica cristã, o Racionalismo é como um homem que possui o mapa da estrada, mas que, acreditando que o mapa é confiável da forma como foi retratado, conclui que apenas aquela imagem é real. O racionalista pensa que a estrada termina quando o mapa não apresenta mais para onde ela vai; mas esse é realmente o racionalismo que provém da sua fé cega, que termina com a morte.

Facebook Comments