Editora: Unigraf (João Pessoa-PB)
Ano: 2003
Páginas: 168 pp.
——————–
Frei Battistini é autor de várias obras catequéticas, das quais a última considera, como diz o título, dez desmandos da sociedade atual, tanto no plano civil como no religioso: uniões gay, eutanásia, mercado de religiões, reencarnação…
Em frases curtas e bem fundamentadas, o autor vai mostrando ao leitor o que há de aberrante em cada tópico. O tom é, por vezes, forte quando faz denúncias aos maus costumes da vida contemporânea; o leitor saberá entender o catequista. À guisa de espécimen, vai abaixo transcrita significativa passagem do livro:
“Hoje quem é o pior inimigo da Igreja? É aquele ‘católico’ que não assume a sua missão e prejudica a Igreja, sobretudo nestes momentos… quando não aceita a Igreja como ela é, quando critica tudo e todos… quando corrige o Papa, quando elogia as seitas, quando demonstra que sabe tudo e tem a receita para solucionar todos os males da Igreja e do mundo… quando tem mania insana de vasculhar as falhas das pessoas da Igreja de mil anos atrás e, com satisfação, lhas joga na cara, com ares de enteado moleque” (pp. 155s.).
Não há dúvida: o livro faz pensar…