• Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
  • Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
  • Tradução: Carlos Martins Nabeto

– Não é verdade que os católicos adoram imagens, contrariando Êxodo 20,3-5?

O 1° Mandamento proíbe a criação de imagens de escultura “para adorá-las”. Isso é encontrado no livro de Êxodo, onde lemos:

  • “Não terás deuses estranhos diante de mim. Não farás para ti algo esculpido, nem à semelhança do que há em cima, no céu; nem em baixo, na terra; nem daquelas coisas que estão nas águas, sob a terra. Não os adorarás, nem os servirás”.

Por isso, somos proibidos de fazer imagens para tomar o lugar de Deus ou para adorá-las ou serví-las. Este é o pecado da idolatria.

Que NÃO era intenção de Deus proibir o uso de imagens, resta evidente pelo fato de que o mesmo autor inspirado, em Êxodo 25, ordena que os judeus façam dois querubins de ouro para a Arca da Aliança do Templo. Da mesma forma, no Livro dos Números, Deus ordena a Moisés que faça uma serpente de bronze, para que os judeus [picados] possam olhara ela e serem salvos do ataque das serpentes.

  • “Farás também dois querubins de ouro batido, nos dois lados do oráculo” (Êxodo 25,18);
  • “E o Senhor lhe disse: ‘Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal; quem for picado e olhar para ela, viverá'” (Números 21,8).

Portanto, as imagens são proibidas SOMENTE se lhes atribuímos um poder que pertence apenas a Deus ou se as adoramos como deuses.

Por que usamos fotos e imagens? Usamos fotos e imagens:

a) Para nos lembrar das virtudes de um Santo em particular ou da Mãe Santíssima;

b) Para nos lembrar que devemos imitar as suas virtudes;

c) Para ajudar-nos a nos concentrar em nossas orações;

d) Para honrar aquele Santo em particular ou a Mãe Santíssima, que são os heróis de Deus.

Facebook Comments

Livros recomendados

Canções e ElegiasO Segredo de Maria (Cléofas)Joana d’Arc – A Donzela de Orléans