O Papa Bento XVI, na linha do Sumo Pontífice de veneranda memória, João Paulo II, tem incentivado muito a que se celebre a Santa Missa em latim. Não falo apenas da forma extraordinária, clássica, tradicional do rito romano, do chamado “rito tridentino” ou “Missal de São Pio V”, mas da forma ordinária mesmo do rito romano, do “rito novo” ou “Missal de Paulo VI”, a Missa atual (Novus Ordo Missae).

Nós, do Veritatis Splendor, estamos difundindo essa fabulosa idéia da Missa em latim no rito novo também, como pede o Papa, não só no tridentino. Já divulgamos pedidos para que, em todas as Dioceses, tenhamos a Missa em latim, quer no uso tradicional, quer no uso moderno.

Pensamos, entretanto, que uma outra medida seja ainda mais eficaz: presentear os párocos com Missais Romanos em latim! Convidamos os leitores a somarem forças conosco nessa campanha de um modo muito prático: comprando um Missal Romano, seja do uso tradicional, seja do uso moderno, e presenteando um pároco, um reitor de igreja, um capelão, ou qualquer sacerdote amigo. Quiçá cada igreja e oratório brasileiro possa ter ao menos uma Missa semanal em latim! Ou duas: uma na forma ordinária, outra na extraordinária! Quem sabe até mesmo mais de duas, algumas rezadas, outras solenes, cantadas, com todo o esplendor do cerimonial católico!

Não se trata de cassar o vernáculo, mas de valorizar, ao lado deste, a língua oficial da liturgia romana!

Compre – ou junte um grupo de pessoas para comprar – um Missal Romano em latim! Adote um padre, e dê-lhe esse Missal como presente!

Para adquirir o Missal Romano em latim (Missale Romanum):

No uso moderno (forma ordinária, rito de Paulo VI):

· versão mais simples:

http://www.paxbook.com/algorithmiS/servusPrimus?iussum=monstraScriptumEditum&numerus=29403 (infelizmente, está indisponível no momento)

· versão mais luxuosa (e mais cara):

http://www.theologicalforum.org/marketplace/product_desc.asp?Sku=1-890177-55-5&Category=92 – Para comprar, mande um e-mail, em inglês, para o sr. Ron Odegaard  <[email protected]>

No uso tradicional (forma extraordinária, rito de São Pio V):

http://www.neumannpress.com/misrom19.html

http://www.booksforcatholics.com/mm5/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=B&Product_Code=0912141433&Category_Code=Missals (o mais barato: de 310 dólares, há uma promoção para 155 dólares)

Na loja da Fraternidade de São Pedro (ajudando a formação de seminaristas no rito tradicional)

Na loja da Sociedade de São João (edição de viagem, com imagens coloridas, portátil; também ajudando a formação de seminaristas no rito tradicional)

Para download na internet em formato PDF, de modo a poder utilizar em palmtop/tablet PC com touchscreen (para aqueles que dispõem destes recursos, ou ainda imprimir em impressora laser colorida (o missal é em preto e vermelho), encadernar, adicionar as abas para virar a página na seção do Cânon Romano, e dar de presente ao seu sacerdote!

Dê de presente para um sacerdote algum desses Missais – ou os dois, para que a sua igreja ou oratório tenha os dois usos da Missa em latim.

Claro que se o sacerdote comete abusos litúrgicos durante a Missa, é preciso primeiro corrigi-los e tentar uma celebração em vernáculo que seja obediente ao disposto no Missal.

Essa campanha é, pois, tripla:

  • Pelo fim dos abusos litúrgicos na Missa, e por uma Missa em português bem feita e obediente ao Missal;
  • Pela maior freqüência da Missa em latim no rito novo mesmo, ao menos uma vez por semana em todas as igrejas e oratórios;
  • Pela popularização da Missa no rito antigo em todas as Dioceses.
Facebook Comments

Livros recomendados

A cólera dos imbecis – Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil – Volume XO Canto do Violino – E Outros Ensaios InéditosÉdipo Mimético