O mistério que foi mantido em segredo por gerações, prometido pelos Profetas nas Sagradas Escritura, é revelado no dia de hoje (cf. Romanos 16,25-26).

Este é o “Evangelho de Deus” que Paulo celebra na Epístola de hoje: a boa nova de que “Deus está conosco” em Jesus Cristo. No Evangelho de hoje nos é dado o sinal prometido à Casa de Davi na 1ª Leitura. Na Virgem que concebeu um filho, o próprio Deus trouxe a Israel um Salvador da estirpe real de Davi (cf. Atos 13,22-23).

Filho de Davi segundo a carne, Jesus é o Filho de Deus nascido do Espírito. Será ungido com o Espírito (cf. Atos 10,38) e pelo poder do Espírito será levantado dentre os mortos e Se sentará à direita de Deus nos céus (cf. Atos 2,33-35; Efésios 1,20-21).

Ele é o “Rei da Glória”, acerca de quem cantamos no Salmo de hoje. A Terra inteira Lhe foi entregue. E segundo o que Deus prometeu há muito tempo a Davi, o Seu Reino não terá fim (cf. Salmo 89,4-5).

Temos uma nova criação em Jesus Cristo. E tal como a criação do Universo, também é obra do Espírito, uma bênção do Senhor (cf. Gênesis 1,2). Nele somos salvos de nossos pecados e somos chamados “os amados de Deus”.

Agora todas as nações são chamadas a pertencer a Jesus Cristo, a ingressar na Casa de Davi e Reino de Deus: a Igreja. Juntos, mediante a obediência da fé, fomos constituídos em uma nova raça: um povo real que busca a face do Deus de Jacó.

Ele purificou os nossos corações; nos tornou dignos de entrar no Seu lugar santo, para estarmos na Sua presença e Lhe servir.

Na Eucaristia a eterna aliança se renova e a promessa do Advento continua até o fim dos tempos: uma Virgem com o Menino, Deus conosco (cf. Mateus 28,29; Ezequiel 37,24-28).

– Fonte: http://www.salvationhistory.com/
– Tradução Livre: Carlos Martins Nabeto

Facebook Comments

Livros recomendados

As crônicas de NárniaReligião: Ópio do Povo?Eu