CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO

Prelados e Padres que Motivaram Controvérsias

Protesto feito pelos Padres espanhóis que subscrevem contra o decreto suspensivo do Concílio Geral de Trento, e lida na Sessão XVI pelo Rvmo. Sr. Salvador Alepus, arcebispo de Sacer.

Os Prelados que contradisseram ao decreto de suspenção do Concílio de 28 de abril de 1552, foram os seguintes:

    O Arcebispo de Sacer.

    O Bispo de Lanciano.

    O Bispo de Venosa.

    O Bispo de Tuy.

    O Bispo de Astorga.

    O Bispo de Ciudad-Rodrigo.

    O Bispo de Castel-mar.

    O Bispo de Badajoz.

    O Bispo de Elna.

    O Bispo de Guadix.

    O Bispo de Pamplona.

    O Bispo de Calahorra contradisse precisamente à suspensão, sem distinguir entre a suspensão ou prorrogação do Concílio.

Padres que não se conformaram ao decreto da III abertura do Concilio, sessão XVII, e cuja oposição deu motivo a declarar as palavras do mesmo decreto no capítulo XXI da Sessão XXIV:

“O Rvmo. Sr. Pedro Guerrero, Arcebispo de Granada, apresentou um bilhete com o seguinte teor: Aquelas palavras do decreto (sessão XVII): “proponentibus Legatis, ac Praesidentibus”, a proposição dos Legados e Presidentes, não são do meu agrado, por serem novas e jamais utilizadas nos Concílios até agora, e por não serem necessárias nem convenientes, especialmente nestes tempos. Portanto, peço ao notário do Concílio que insira este meu voto nas atas junto com o mencionado decreto e me forneça um testemunho autêntico dele.”

  • Pedro Arcebispo de Granada.

    “O Rvmo. Sr. Juan Francisco Blanco, Bispo de Orense, apresentou um bilhete com o seguinte teor: “Não são de meu agrado aquelas palavras: “Proponentibus Il. et r. D. D. L.” a proposição dos Ilmos. E Rvmos. SS. Legados; tanto porque não é costume colocá-las em semelhantes decretos, como porque dão a entender certa limitação, que não é conforme à ordem de um concilio geral; e além disso porque não se acham na Bula de convocação deste Concílio, à qual deve conformar-se o decreto de sua abertura e em cuja conseqüência peço que se as mesmas não forem apagadas, insira o Rvmo. Sr. Secretário este meu voto, depois do mesmo decreto, e no demais, me conformo.”

  • Juan Bispo de Orense.

    “O Rvmo. Sr. Andrés Cuesta, Bispo de León, disse estas palavras: “Me conformo ao decreto, com tal que proponham os Legados o que julgar o Concilio digno de ser proposto”.

    “O Rmo. Sr. Antonio Gorrionero, Bispo de Almería, disse as mesmas palavras que o reverendíssimo Bispo de León.”

  • Facebook Comments

    Livros recomendados

    OrdemPara Vencer o Medo e Derrotar o DragãoOtimismo