Aumenta número de católicos nos EUA

Washington, 28/7/2003

 

Nos EUA, o número dos católicos aumenta no mesmo ritmo do crescimento demográfico. É o que revelam dados publicados no Anuário Católico deste ano (“Official Catholic Directory-2003”). O volume contém todos os dados fornecidos pelas dioceses, ordens religiosas, hospitais, escolas e outras entidades católicas dos EUA. Segundo a publicação, no país se contam 66 milhões e 400 mil católicos, com um incremento anual de 2%, índice igual ao crescimento demográfico.

Os católicos continuam a representar aproximadamente 23% da população dos EUA.

Consta um aumento dos batismos de adultos (1.121 mais). Aumentaram significativamente também as Primeiras Comunhões e as Crismas. Os diáconos aumentaram 342 unidades, passando para 14.106.

Continua a ser relevante a presença católica no setor sanitário e no campo social.

Apesar das dificuldades econômicas crescentes, que obrigaram a fechar 12 hospitais católicos, as 585 estruturas sanitárias restantes assistiram um milhão e meio de pacientes a mais, num total de 84 milhões de pessoas, e foram abertos 50 novos orfanatos.

O único ponto negativo, concerne à educação. A população escolar nos estabelecimentos católicos registrou uma redução de 4.805 alunos nos institutos superiores, e de pouco mais de 34.000 estudantes no ensino fundamental.

Facebook Comments

Livros recomendados

Religião: Ópio do Povo?O trabalho intelectual e a vontade – continuação de “A educação da vontade”A cólera dos imbecis – Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil – Volume X