Espaço do Leitor

Batismo de filhos de mãe solteira – leitor pergunta

[Leitor NÃO autorizou a publicação de seu nome no site] Cidade/UF: Araras/Sp
Religião: Católica

Mensagem
========

Gostaria de saber com os Senhores, qual é a posição da igreja católica em relação á batizados de crianças filhos de mãe solteira?
Segundo Encíclicas mais recentes ou provenientes Vaticano II.
Obrigado.

Olá caríssimo leitor. Desejamos toda a paz que procede de Nosso Senhor Jesus Cristo a vós e aos vossos mais caros enquanto rogamos vossas sinceras orações por nosso humilde apostolado.

A Igreja Católica, além de coluna e sustentáculo da verdade, é também mãe, e como toda mãe, junto com seu esposo Cristo Jesus, quer que todos se salvem e chegem ao pleno conhecimento da fé. Sendo assim, não somente ela roga e age para que essa salvação se extenda a todas as pessoas de todos os tempos e épocas, como não coloca qualquer obstáculo a quem quer que seja para que o sacramento do batismo seja plenamente administrado. A tal ponto que permite a qualquer pessoa, mesmo um não crente, ser ministro deste sacramento a qualquer um em caso de necessidade (por exemplo em perigo de morte), desde que o neófito tenha ou deseje (mesmo por presunção no caso de não ter ainda o pleno uso da consciência) o dom da fé.

Não haveria nenhum motivo para uma criança filha de mãe solteira ter o sacramento do batismo negada a ela, até porque os méritos alcançados por Cristo na cruz foi feito uma vez por todas e para todos os homens de todas as épocas; é pura gratuidade para qualquer ser humano, não importando de modo algum o pecado ou não de seus pais. Não se recebe o batismo por méritos próprios.

O único ponto neste contexto em que a Igreja coloca firmes exigências acerca do recebimento do batismo para crianças, é que os padrinhos não tenham nenhum impendimento canônico (como por exemplo, estarem em segunda união) pelo óbvio motivo de assumirem uma vida comprometida no testemunho e na comunhão com a Igreja.

Se desejar mais detalhes recomendamos vivamente a leitura do Catecismo da Igreja Católica além dos outros inúmeros artigos existentes em nosso site:

http://www.veritatis.com.br/article/4199
http://www.veritatis.com.br/article/4449
http://www.veritatis.com.br/article/3928

Veja também  Resposta oficial à duvida: é valido o batismo dos mórmons?

Livros recomendados

O que são os evangelhos?As Cartas de São Paulo aos Coríntios – Cadernos de Estudo BíblicoA Resposta Católica – 3 Edição





About the author

Veritatis Splendor