Batismo: fonte de comunhão

  • Autor: fr. Faustino Paludo
  • Fonte: Folheto “O Domingo” (13.07.1997)

Com a multiplicação de expressões religiosas, há pessoas batizadas numa Igreja e vivendo em outra. É necessário muito respeito para todas as formas de vivência da religião. Mesmo assim, é bom ter claro que a Igreja católica não reconhece o batismo de todas as organizações religiosas.

A Igreja Católica considera válido e que não há necessidade de batizar de novo, quem foi batizado nas seguintes Igrejas:

  • Igrejas Ortodoxas (do Oriente)
  • Igreja Vétero-Católica
  • Igreja Episcopal do Brasil (Comunhão Anglicana)
  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (Missouri)
  • Igreja Metodista

A Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado por algumas Igrejas: pelas razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento. Algumas julgam que o batismo não justifica, não é tão necessário, etc. Estas são as Igrejas cujo batismo é duvidoso:

  • Presbiteriana
  • Batista
  • Menonita
  • Congregacionalista
  • Pentecostais em geral: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, Igreja Universal do Reino de Deus, Exército da Salvação

A Igreja [Católica] considera inválido o batismo das seguintes expressões religiosas:

  • Testemunhas de Jeová
  • Mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)
  • Espiritismo
  • Ciência Cristã
  • Igreja [Católica Apostólica] Brasileira (cf. CIC 869)

A Igreja Católica aconselha aos seus agentes, que se tratem com bom senso e caridade as pessoas que procuram o batismo. A elas seja dispensada uma acolhida personalisada e seja avaliado caso por caso antes de qualquer decisão (DGAE 268).

Mais do que discutir a validade ou não do batismo, é importante perceber que o batismo se constitui no fundamento da comunhão entre todos os cristãos, também com os que ainda não estão em comunhão plena com a Igreja católica (UR 3). “O batismo, pois, constitui o vínculo sacramental da unidade que liga todos os que foram regenerados por ele” (cf. Romanos 8,29).

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