A leitura neotestamentária (Atos 10,34-38) refere-se expressamente à unção e à investidura de Jesus como Messias, nas palavras ditas por Pedro: ‘Sabeis o que se passou em toda a Judeia a começar pela Galileia depois do batismo pregado por João: como Deus ungiu com o Espírito Santo e com poder a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando a todos aqueles que haviam caído no poder do diabo’.
A leitura veterotestamentária é tirada do cântico do Servo de Deus (Isaías 42,1-4.6-7) e, segundo a interpretação tradicional, contém igualmente referências à unção e à investidura de Jesus como Messias: ‘Eis o Meu Servo, que Eu amparo; Meu eleito, ao qual dou toda a Minha afeição. Coloquei sobre Ele o meu Espírito e Ele levará o direito às nações… Eu Te constituí Restaurador de um povo, Luz das nações’ (…).
Com a Festa do Batismo do Senhor encerra-se o Ciclo Festivo do Natal; começa então o Tempo Comum, contando-se a semana imediata já como a 1ª das 33/34 semanas do Ciclo Anual” (ADAM, Adolf. “O Ano Litúrgico”. São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1982, pp.147-148).