“O 4º Domingo do Advento nos coloca no mais próximo da preparação para a festa do nascimento do Senhor. Por isso, os textos próprios da Missa são determinados por aqueles acontecimentos imediatamente anteriores ao nascimento do Senhor ou também por textos escriturísticos que aludem a ele.

Assim, o Evangelho do Ciclo A nos fala do conflito interior de José e da mensagem que o Anjo lhe transmite, e segundo a qual ele deve receber Maria, sua mulher, pois o filho que ela espera vem do Espírito Santo… e ‘salvará o seu povo dos seus pecados’ (Mateus 1,18-24).

A 1ª Leitura (…), onde Deus comunica ao rei Acás o ‘sinal do Emanuel’ por meio do Profeta Isaías (Isaías 7,10-14) se refere à Mãe do Senhor.

A leitura neotestamentária (…) traz os primeiros versículos da Carta aos Romanos nos quais São Paulo nos fala de seu chamamento ‘para anunciar o Evangelho de Deus… a respeito de seu Filho…’ (Romanos 1,1-7)” (Adolf Adam. “O Ano Litúrgico”. Ed. Paulinas, 1ª ed., 1982, p.135-136).

Facebook Comments

Livros recomendados

Temas Atuais Para PensarRecordações sobre Mons. EscriváO trabalho intelectual e a vontade – continuação de “A educação da vontade”