Carta-fundadora da evangelização para as grandes metrópoles

CARTA-FUNDADORA

Para a evangelização das grandes metrópoles

Viena, Paris, Bruxelas, Lisboa?

Cada uma destas grandes metrópoles tem a sua história e o seu rosto. Contudo, o nosso ministério mostra-nos claras semelhanças quanto à sua situação espiritual. A vida urbana parece favorecer uma paganização acelerada. Mas, ao esmo tempo, surge uma procura religiosa cada vez mais forte, dentro do próprio cristianismo, fonte da nossa cultura.

Todos aqueles que, ao longo de mais de vinte anos, se aventuraram no campo da evangelização directa notam uma mudança real neste últimos anos. As experiências recentes e variadas de missões, levadas a cabo em diversas grandes cidades da Europa, mostram quanto a busca de sentido e a procura de Deus se exprimem hoje com mais liberdade e exigência. A nossa época apela ao anúncio do Evangelho.

É necessário e torna-se urgente propor às grandes cidades das nossas dioceses os meios para partilhar e confrontar as suas experiências. É por isso que decidimos pôr em marcha congressos internacionais de evangelização que, em cada ano, terão lugar numa cidade diferente.

Propomo-nos um duplo objectivo. 0 primeiro é fornecer aos agentes eclesiais da missão, uma ocasião regular para se encontrarem, reflectirem, e trocarem informações e experiências. 0 segundo é promover a nova evangelização nas grandes metrópoles e renovar as paróquias urbanas, através da missão.

Estes congressos desenrolar-se-ão, pois, em dois tempos. Primeiro, o congresso propriamente dito para o qual serão convidados os representantes de movimentos, paróquias, dioceses, desejosos de partilhar e enriquecer a sua experiência. Depois, será seguido de uma missão de grande envergadura, organizada à volta das paróquias da cidade de acolhimento e com o apoio de todos os participantes no congresso.

0 primeiro congresso realizar-se-á em Viena na primavera de 2003, tendo os seguintes lugar, sucessivamente, em Paris, Lisboa e Bruxelas, e em seguida noutras cidades, sob a responsabilidade de uma equipa formada por pessoas nomeadas por nós: os responsáveis da Igreja local da cidade de acolhimento do Congresso, aos quais se juntarão os representantes das nossas respectivas dioceses.

Para levar a bom termo a realização deste projecto, solicitámos à Comunidade Emanuel que assegurasse a coordenação do trabalho da equipa assim formada.

Confiamos o êxito e a fecundidade deste empreendimento à oração da Vírgem Maria, Rainha dos Apóstolos.


Outubro de 2000 – Ano do Grande Jubileu


Cardeal Godfried Daneels  – Arcebispo de Malines Bruxelas

Cardeal Christoph Schönborn – Arcebispo de Viena

Cardeal Jean-Marie Lustiger – Arcebispo de Paris

Cardeal José da Cruz Policarpo – Patriarca de Lisboa


 

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.