Catequese sobre os livros de 1-2Crônicas, Esdras e Neemias

Dando continuidade ao nosso estudo bíblico, prosseguimos na análise dos livros históricos, examinando os livros de Crônicas (1 e 2 Rs), Esdras (Esd) e Neemias (Ne).

Estes livros constituem um conjunto chamado “obra do cronista” que percorre a história da humanidade desde Adão até a restauração do povo em sua terra após o exílio (sec. V a. C).

As Crônicas visam apresentar a grande história do povo de Israel, com destaque para as tribos de Judá (do Rei Davi), Levi (sacerdócio) e Benjamim (em cujo território se encontrava o templo). O enfoque do livro é mais teológico que histórico, o que explica diversas omissões, sobretudo quanto aos pecados de Davi e Salomão. Apresenta o reino ideal, sintetiza o passado, o presente e o futuro, projetando na época de Davi toda a organização cultual que conhece. A leitura das Crônicas nos mostra a situação e as preocupações da época pós-exílio.

Os livros podem ser divididos em quatro etapas: De Adão a Davi, Reinado de Davi (preparação da construção do templo), Reinado de Salomão e Reis de Judá. A sua teologia gira em torno do protagonismo da dinastia Davídica na história de Israel, dando relevo ao culto e ao templo.

O propósito central das Crônicas é ensinar que a fidelidade a Deus se manifesta no cumprimento da lei e na regularidade de um culto animado pela verdadeira piedade. Seu ensinamento sobre a primazia do espiritual e sobre o governo divino sobre todos os acontecimentos do mundo tem valor perene.

Os livros de Esdras e Neemias relatam os acontecimentos relativos ao retorno do povo exilado na Babilônia para a Terra Santa e à restauração da vida religiosa e civil deste povo (aprox. 538 a 430 a.C), procurando sempre datar os fatos, através de narrativas históricas. No momento em que o edito de Ciro (538 a.C) autoriza os judeus a regressarem a Jerusalém para construir o templo, o retorno inicia imediatamente, mas o povo enfrenta problemas: A Terra de Judá estava ocupada por estrangeiros, que se opunham à reconstrução da cidade e do Templo de Jerusalém; os vizinhos, de Samaria, hostilizavam os recém-chegados; o contato com os estrangeiros, especialmente os casamentos mistos e as relações comerciais, punham em risco a fé dos judeus; além disso, havia escassez de bens materiais, o que levava muitos ao crime e ao desânimo. O povo foi superando, devagar, estes obstáculos, exortados pelos profetas Ageu, Zacarias e Malaquias, e chefiados por Esdras e Neemias.

O livro de Esdras divide-se em duas partes: Construção e dedicação do Templo (Es 1, 1-6,22; 5,1-6,22); reforma moral do povo (Es 7, 1-10,44), em especial a separação dos casamentos mistos.

O livro de Neemias também pode ser dividido em duas partes: Reconstrução das muralhas e da cidade de Jerusalém (1,1-7,22) e reforma religiosa e social do povo, com a renovação da aliança.

Neemias era copeiro de Artaxerxes e consegue do rei a missão de ir a Jerusalém para reconstruir as muralhas. Após a conclusão da obra, que sofreu diversos entreveros e oposições, é nomeado governador. Após ter voltado à Pérsia, retorna para uma segunda missão, a fim de reprimir algumas desordens que já tinham se introduzido na comunidade (Ne 13,4-31).

O destaque maior é a figura de Esdras, escriba encarregado dos negócios judaicos na corte da Pérsia, no tempo de Artaxerxes, que vai a Jerusalém impor à comunidade a Lei de Moisés. Por ter compilado os escritos do Antigo Testamento e renovado a Aliança com Javé após a restauração de Jerusalém, é chamado o “pai do judaísmo”.

A palavra chave para a compreensão de Esdras e Neemias é restauração. Essa restauração teve capital importância na história do povo eleito: é o nascimento do Judaísmo propriamente dito, com uma noção transcendental de Deus e mais rigor quanto à observância da Lei Mosaica, em especial pelos fariseus.

Nestes livros se verifica também a presença da mística dos “pobres de Deus”, mansos e humildes, confiantes na providência divina, e de uma expectativa cada vez mais viva da chegada do Messias.

No próximo Domingo prosseguiremos no estudo dos livros históricos pelo exame dos livros de Tobias, Judite e Ester.

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NOTAS: [1] Catequese do Papa: A Oração de Elias e o Fogo de Deus (SS Bento XVI); * Fontes: Bíblia Sagrada Ed. Vozes; Bíblia de Jerusalém; Curso Bíblico – Escola Mater Ecclesiae – Pe. Estêvão Bettencourt OSB; Curso Bíblico catequisar.com.br (Cronicas,Esdras e Neemias).

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