Se você morrer agora, vai para o céu?

Você quer ter certeza da sua salvação?

Estas são duas das principais questões levantadas pelos protestantes evangélicos e fundamentalistas quando debatem com os católicos.

Muitos católicos não conhecem o ensino da Igreja Católica sobre a salvação. Muitos, apesar de buscar a informação dentro da Igreja, acabam por aceitar as alegações que os fundamentalistas fazem sobre esta doutrina da Igreja Católica. Claro, o que eles falam nada mais é do que a distorção da verdadeira doutrina da Igreja.

Os protestantes são divididos em dois grupos soteriologicamente falando: os calvinistas (após João Calvino) e os arminianos (após Jacob Armínio). Entre os seguidores do calvinismo estão as igrejas presbiterianas reformadas e algumas batistas. Entre os seguidores de Armínio estão as igrejas metodistas e outros batistas.

Este artigo examina as diferenças entre a doutrina católica e calvinista sobre a salvação. Esta divida em sete partes:

  1. Pecado Original;
  2. Predestinação;
  3. Graça;
  4. Jesus Cristo;
  5. Mérito;
  6. Justificação; e
  7. Céu, inferno e purgatório.

A fonte oficial da Igreja Católica será o Catecismo da Igreja Católica, sob a sigla “CCE”, enquanto que a fonte da doutrina calvinista será a Confissão de Fé de Westminster, sob a sigla “CFW”, de 1646. As citações bíblicas são retiradas da NBJ – Nova Bíblia de Jerusalém.

Facebook Comments

Livros recomendados

Os axiomas de Zurique – Os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentosOs Mártires de HojeBernardo de Claraval – Testemunha do seu tempo perante Deus