Se você morrer agora, vai para o céu?
Você quer ter certeza da sua salvação?
Estas são duas das principais questões levantadas pelos protestantes evangélicos e fundamentalistas quando debatem com os católicos.
Muitos católicos não conhecem o ensino da Igreja Católica sobre a salvação. Muitos, apesar de buscar a informação dentro da Igreja, acabam por aceitar as alegações que os fundamentalistas fazem sobre esta doutrina da Igreja Católica. Claro, o que eles falam nada mais é do que a distorção da verdadeira doutrina da Igreja.
Os protestantes são divididos em dois grupos soteriologicamente falando: os calvinistas (após João Calvino) e os arminianos (após Jacob Armínio). Entre os seguidores do calvinismo estão as igrejas presbiterianas reformadas e algumas batistas. Entre os seguidores de Armínio estão as igrejas metodistas e outros batistas.
Este artigo examina as diferenças entre a doutrina católica e calvinista sobre a salvação. Esta divida em sete partes:
- Pecado Original;
- Predestinação;
- Graça;
- Jesus Cristo;
- Mérito;
- Justificação; e
- Céu, inferno e purgatório.
A fonte oficial da Igreja Católica será o Catecismo da Igreja Católica, sob a sigla “CCE”, enquanto que a fonte da doutrina calvinista será a Confissão de Fé de Westminster, sob a sigla “CFW”, de 1646. As citações bíblicas são retiradas da NBJ – Nova Bíblia de Jerusalém.
- Parte 1 – Pecado original, predestinação e graça.
- Parte 2 – Jesus Cristo, mérito, justificação e céu/inferno/purgatório.