Conheça Mais

Colégio são bento do rio de janeiro: exemplo nacional de educação

Melhor do Enem tem ensino tradicional

O kit de material escolar dos 280 alunos de ensino médio do Colégio de São Bento, no Rio, que atende exclusivamente a meninos, além de cadernos, lápis e livros, inclui uma vasta coleção de CDs de música erudita.

Na grade curricular, aulas de história da arte e apreciação musical. Esse é o perfil da escola que liderou o ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Prestes a completar 150 anos, o colégio é comandado por monges beneditinos e, segundo a supervisora educacional, Maria Elisa Penna Firme, não abre mão do ensino religioso. “Somos uma escola tradicional, mas aberta à renovação.”

Os 1,1 mil alunos do São Bento estudam em salas de, no máximo, 35 alunos, que pagam uma mensalidade de R$1,4 mil no ensino médio. Para estudar ali, é preciso passar por uma avaliação – a disputa é de 3 candidatos por vaga.

Os alunos do São Bento são submetidos a avaliações em cinco períodos do ano e a uma final. Se o desempenho não for satisfatório, só podem ficar de recuperação de duas matérias. “As pessoas imaginam que os alunos são pequenos monges, mas são bem participativos.”

As disciplinas francês e inglês são obrigatórias e o espanhol é opcional. Para agüentar a jornada integral, as aulas priorizam o aprendizado prático dos alunos. “Eles freqüentam os laboratórios, fazem passeios e têm aulas diferenciadas, como cultura clássica”, diz a supervisora.

Para manter o bom nível de ensino, Maria Elisa ressalta também a qualidade dos 110 professores. “Alguns têm mais de 20 anos de casa. Priorizamos o currículo com vasta experiência e boa indicação. Eles têm um planejamento anual de conteúdo, mas têm total liberdade para desenvolvê-lo.”

O boletim dos campeões

Os santos do Rio de Janeiro continuam fortes. Na avaliação relativa a 2007, dois deles chegaram à frente de 18 796 escolas de todo o Brasil, com as maiores médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Colégio São Bento comemora 150 anos de funcionamento no topo absoluto da pirâmide, seguido pelo Santo Agostinho, do Leblon, outro exemplo em matéria de tradição e apreço à disciplina. (…)

Realizado pela primeira vez em 1998 para apenas 115 000 participantes, o Enem chega a sua décima edição com 2,8 milhões de candidatos voluntários. Em todo o país, o exame serve de porta de entrada para 600 estabelecimentos de ensino superior. (…) “Ficamos muito felizes com o excelente resultado, mas nenhum de nossos alunos utilizou o Enem para entrar na universidade”, diz a supervisora pedagógica do São Bento, Maria Elisa Penna Firma. No Santo Agostinho, dois alunos aproveitaram as boas notas para garantir uma vaga na medicina da Uni-Rio.

Há quem tenha estranhado na lista do Inep a ausência de escolas que costumam alardear em anúncios seu sucesso nos vestibulares. É que ficaram de fora as que não preencheram os dados pedidos no último censo escolar (…) “Para obter uma informação de melhor qualidade, mudamos de metodologia”, afirma Maria Inês Pestana, responsável pelo censo. “Em vez de pedir apenas o número de alunos, passamos a solicitar informações cadastrais de cada um deles.” (…) Apesar das ausências, a listagem divulgada pelo Enem revela um retrato encorajador sobre o ensino privado no Rio. (…)

1º lugar- São Bento

Nota 82,96

Alunos no ensino médio 279

Mensalidade 1 442,67 a 1 731,08 reais

Salário médio dos professores 3 800 reais

Seleção dos alunos
Não aceita alunos novos no 2º e no 3º ano do ensino médio. Para o 1º, faz teste de conhecimentos. Os candidatos são avaliados durante um dia de convivência na escola. Inscrições de agosto a outubro.

O que faz a diferença
É uma das poucas escolas da cidade que só aceitam meninos. Adota um currículo tradicional, que inclui, no 9º ano, uma cadeira voltada à cultura grega. Há também aulas de história da arte e apreciação musical, sempre com cinco tempos semanais de matemática. “Aqui se estuda o que saiu de moda”, diz a supervisora pedagógica Maria Elisa Penna Firme.

Corpo docente
São 41 professores de EM. O nível de qualificação é alto: 55% têm pós-graduação ou mestrado e 5%, doutorado. Setenta por cento deles trabalham na escola há mais de dez anos

Infra-estrutura
No alto de uma colina com vista para a Baía de Guanabara, o colégio funciona em um prédio moderno, ao lado do Mosteiro de São Bento, um dos principais tesouros barrocos do país e, por isso mesmo, utilizado no curso de história da arte. Apesar do terreno acidentado, tem quadras esportivas e piscina semi-olímpica.

Disciplina
São proibidos penteados extravagantes, cabelo colorido e piercings. O uso de uniforme é obrigatório para todas as séries. Celular, só no recreio

Onde fica
Rua Dom Gerardo, 68, Centro, 2206-8100
http://www.csbrj.org.br

Facebook Comments

Livros recomendados

Chesterton – AutobiografiaO Evangelho de São João – Cadernos de Estudo BíblicoO Evangelho de São Lucas – Cadernos de Estudo Bíblico

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.