Amigos de fé, rezo o terço todos os dias, mas as vezes fico confusa nos mistérios gostaria que vc me ajudassem a entender melhor de como rezar o terço agradeço de coração (Maria José).

Prezada Maria José,

A Paz!

Primeiramente, parabéns por cultivar devoção tão sublime como a reza diária do terço! Mais e mais pessoas deveriam fazê-lo.

Existem já muitos sites com ótimos roteiros para a reza do terço, dentre os quais se destaca o existente no blog da Canção Nova, no link abaixo:

– http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/como-rezar-o-terco/

Tal roteiro apresenta não só a mecânica da reza vocal, como também os mistérios a serem contemplados, com uma breve meditação e as virtudes associadas a cada mistério.

Um terço bem rezado traz frutos incontáveis para o fiel. Um belo testemunho sobre o terço é o da Ir. Mª Albertina Monteiro de Azevedo,OSC, publicado em 2003*:

“Não vou fazer qualquer tipo de exposição doutrinal sobre o Terço mas apenas tentar dar um testemunho vivencial sobre esta belíssima oração.

Na sua forma de oração vocal repetitiva, o terço pode parecer, numa primeira abordagem, apenas uma oração de súplica. E é belo suplicar à Mãe de modo incansável, como o desfiar de rosas que a seus pés vamos depositando. Mas o terço é bem mais do que uma simples oração vocal rotineira e mecânica. Rezado na sua dimensão vocal e contemplativa, ele é uma autêntica via, simples e segura de acesso ao mistério de Cristo.

É a meditação dos mistérios que alguém belamente designou “a alma do Terço”, que lhe imprime uma dinâmica profunda de oração interior. Todo o mistério de Cristo é contemplado, absorvido nesta oração. E com os mistérios de Luz introduzidos ultimamente pelo Papa, o quadro ficou mais completo ainda.

(…)

Deste modo, o terço é um entrar suavemente no mistério de Cristo. É um deixar-se envolver no anúncio do Reino que o Terço comunica através dos seus mistérios. Maria, a Serva humilde, acompanha o crente nesta caminhada e introdu-lo, maternalmente, no mistério de seu divino Filho. As Ave Marias são, então, como a chuva miudinha que vai penetrando na terra, fazendo que absorva a semente da mensagem evangélica compendiada nos mistérios do Rosário. Isto mesmo diz João Paulo II na carta apostólica Rosarium Virginis Mariae: “Contemplar o rosto de Cristo é contemplá-lo com Maria”.

Maria conhece bem os seus filhos. Ela sabe quanto esta oração é benéfica para cada um. E a sua insistência em recomendar esta oração é, certamente, não para seu proveito, mas de todos nós. O Papa, conhecedor da eficácia santificadora desta oração, recomenda-a continuamente e consagra um ano ao Rosário. Oxalá aprofundemos na riqueza que ele encerra e a experimentemos na vida.”

Espero que tenhamos ido de encontro às suas expectativas. Que Nossa Senhora lhe devolva em graças as muitas rosas que lhe tem presenteado !

Ad Majorem Dei Gloriam,
Maite Tosta

Facebook Comments