Espaço do Leitor

Como se deu a sucessão de São Pedro?

Prezados Irmãos em Jesus e Maria,
Paz e Alegria do Senhor da Vida!
Primeiramente parabéns por este apostolado! Deus abençoe a todos pelos esforços, perseverança e amor; que cada um de vocês tem demostrado e dedicado pela causa da Verdade, do Magistério, da Doutrina dos Apóstolos e da Palavra.Louvo ao Senhor por todos os que se “batem” pela formação de todos os homens no conhecimento da Verdade.Fico muito feliz quando vejos irmãos nossos, cristãos desejosos de viver a Verdade mas desconhecendo-a, descobrindo a Verdade sobre a Unica Igreja fundada pelo Nosso Senhor. É como na Parábola do Filho Pródigo: como o pai amoroso, nossa Igreja acolhe todos de braços abertos e restaura a sua dignidade de Filhos Amados do Senhor. Meu coração se alegra de verdade.
Já faz alguns anos que trabalho muito na formação dos jovens da minha Paróquia, São Camilo de Léllis, em Vitória, e temos dois dias (3ª e 5ª) na semana dedicados aos estudos da Igreja e Doutrina Católica. Além disso tenho buscado muito a minha própria formação e este site tem nos ajudado particularmente. Obrigado! Muito Obrigado!
Tim 4, 15: “Olha por ti e pela instrução dos outros.”
Os 4, 6: “porque meu povo se perde por falta de conhecimento”
E o que hoje mais vejo são os católicos que deixam a Igreja para entrar em seitas justamente porque lhes falta o conhecimento da Verdade. Só podemos ser Bons e Verdadeiros Católicos se conhecermos a Verdade e a Igreja, pois esta é “a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade”, como nos diz São Paulo na 1ª Tim 3, 15.
A luta pela Verdade é como nadar contra a correnteza. Mas a Graça e a Força do Alto vem sempre em nosso socorro para discernirmos e assim poderemos responder com o amor e a Verdade devida à todos que estão na dúvida ou na ignorancia. Paz e Bem! Oro por todos vocês e sempre estão nas minhas intenções nas Missas que participo.
O Veritatis talvez possa me ajudar sobre uma questão; melhor, mais como uma curiosidade minha mesmo e minha sede de conhecer sempre e mais a nossa Igreja. A questão é a seguinte:Como foi a escolha do primeiro sucessor de Pedro após a sua morte no martírio? Foi eleição ou foi uma designação do próprio Pedro? (…)
Obrigado e Deus vos Abençoe,
Vosso Irmão em Cristo Jesus e em Maria, (Sérgio José)

Caríssimo Sérgio José,

Pax Domini!

Agradecemos por suas imerecidas palavras e ficamos pedindo a Deus que lhe dê sempre muita sabedoria e perseverança nessa bela e zelosa tarefa que é a formação dos jovens.

Todos os registros históricos primitivos apontam São Lino como sucessor de São Pedro, portanto, como nosso 2º Papa da História. Segundo Santo Ireneu de Lião (+202) e Eusébio de Cesaréia (+340), este Lino é aquele que, juntamente com São Paulo, encaminhou saudações de Roma a Timóteo de Éfeso (cf. 2Timóteo 4,21).

Os escassos registros que nos chegaram, permitem concluir que pontificou por cerca de 12 a 15 anos, não sendo possível, entretanto, precisar as datas exatas de início e fim (o início pode se variar entre 64 a 67 e o fim – muito provavelmente em decorrência de martírio – entre 76 e 79 d.C.).

Da mesma forma, também não é possível determinar com certeza absoluta como se deu a sua eleição: se por indicação direta de São Pedro Apóstolo, pouco tempo antes de seu martírio; OU por aclamação popular (isto é, pelo clero e pelos leigos cristãos da Igreja de Roma), como muito normalmente ocorria no primeiro milênio cristão, já que o Colégio de Cardeais só ganharia a função eletiva em 1059, sob o pontificado de Nicolau II (1058-1061).

É bom que se diga aqui que a escassez de registros – devido à pequenez da Igreja nascente, aos altos custos do material para escrita e às perseguições imperiais da época – embora não nos permitam estabelecer com certeza a forma como se deu a eleição de Lino ou a cronologia exata do seu pontificado, por outro lado não dão margem à qualquer dúvida: São Pedro, martirizado, teve UM sucessor em Roma e este foi, DE FATO e DE DIREITO, São Lino. Ele é, com efeito, o último elo da corrente (=sucessão apostólica) que liga ININTERRUPTAMENTE nosso atual Papa, Bento XVI, Bispo de Roma, ao Príncipe dos Apóstolos, São Pedro.

Escreva-nos sempre que quiser.

[]s
Que Deus o abençoe!

Facebook Comments

Livros recomendados

O Evangelho de São Mateus – Cadernos de Estudo BíblicoSanto Tomás de Aquino (Chesterton – Ecclesiae)Mãe de Deus e Mãe Nossa – Iniciação à Mariologia

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.