Confusão entre aplicação incorreta e falibilidade

Nome do leitor: Ricardo
Cidade/UF: sp
Religião: Católica

Mensagem
========

RAVAZZANO, Pedro. Apostolado Veritatis Splendor: Vaticano II: Pastoral X Infalível?. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/4348. Desde 26/11/2007.

Boa noite, por favor gostaria de uma resposta com relação a carta citada acima: No site da Fraternidade Sacerdotal Pio X(apenas para a referência) estão algumas frases ditas pelo Papa Paulo VI após o Concílio Vaticano II, registradas acho  no Observatore Romano, sobre o Vaticano II, incluíndo ai a famosa….”fumaça de satanás que entrou no templo…” “….as coisas deviam melhorar mas ao contrário….”
Se ele mesmo (Papa Paulo VI)registrou uma queixa ou várias queixas do concílio isso pode afetar a infalibilidade do Concílio?
Atenciosamente
Ricardo Almeida Alves

Caro Ricardo,

As frases do Papa se referem ao período pós-conciliar, à má aplicação (modernista) do Concílio Vaticano II, e não ao próprio Concílio. Não têm nada a ver, portanto, com uma suposta falibilidade do Concílio. Aliás, infalibilidade e eficácia são duas coisas muito diferentes: o Concílio, ao não encontrar a recepção adequada em numerosos meios da Igreja, não teve a eficácia esperada; não se pode dizer que foi “falível”.

Em Cristo Jesus,

Joathas

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.