Esta cronologia apresenta uma seqüência dos eventos bíblicos e extrabíblicos que refletiram sobre a formação do cânon da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Afirma-se por aí que dois pesquisadores da Bíblia não conseguem concordar sobre uma cronologia apostólica… Com efeito, a cronologia que apresentamos aqui é aceitável para alguns, mas não pode ser considerada “universal”. Serve apenas para fornecer pontos de referência para os eventos que se sucederam e suas conseqüências [sobre o cânon das Escrituras].
EVENTO |
DATA |
OBRA | |
Pregação de João Batista |
27 | ||
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja |
30 | ||
Estêvão é martirizado por lapidação |
36/37 | ||
Conversão de Paulo e sua primeira viagem missionária |
45/49 | ||
Concílio [Apostólico] de Jerusalém |
50 | ||
Segunda viagem missionária de Paulo |
50/52 | ||
51 |
1ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses | ||
Terceira viagem missionária de Paulo |
53/58 | ||
54-57 |
Epístola aos Gálatas | ||
57 |
1ª e 2ª Epístolas aos Coríntios | ||
58 |
Epístola aos Romanos | ||
Viagem [de Paulo] a Roma |
59/60 | ||
1ª prisão de Paulo em Roma |
61-63 | ||
Epístola a Filemon | |||
Epístola aos Colossenses | |||
Epístola aos Efésios | |||
Epístola aos Filipenses | |||
Epístola de Tiago | |||
65 |
Evangelho de Marcos | ||
1ª Epístola a Timóteo | |||
Epístola a Tito | |||
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado para Roma |
63/64 | ||
Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma) |
64 |
1ª Epístola de Pedro | |
2ª prisão de Paulo e martírio |
67 |
2ª Epístola a Timóteo | |
Morte de Pedro. Lino é Bispo de Roma |
Epístola aos Hebreus | ||
Destruição de Jerusalém |
68-70 | ||
70s |
Evangelho de Mateus | ||
Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos | |||
Anacleto é Bispo de Roma |
78 | ||
70s/90s |
Epístola de Judas | ||
90s |
Evangelho de João | ||
1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João | |||
Livro do Apocalipse | |||
Clemente é Bispo de Roma |
92-101 |
1ª Epístola de Clemente | |
Morte do [apóstolo] João em Éfeso |
98 | ||
Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia |
99-100 |
Cânon palestinense em hebraico | |
1º Cânon Cristão do Antigo Testamento |
c. 100 |
Cânon alexandrino em grego | |
100-125 |
2ª Epístola de Pedro | ||
Didaqué | |||
Melitão, bispo de Sardes |
c. 170 |
Primeira tentativa cristã conhecida de relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão lista os livros do AT segundo a ordem da Septuaginta, mas apresenta apenas os protocanônicos do AT, com exceção de Ester. | |
Ireneu, bispo de Lião |
185 |
Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3João, Tiago e 2Pedro) | |
c. 200 |
Fragmento de Muratori apresenta um cânon semelhante ao do [Concílio de] Trento | ||
Eusébio, bispo de Cesaréia |
c. 325 |
Escreve a “História Eclesiástica”; refere-se a Tiago, Judas, 2Pedro e 2-3João como “controversos, ainda que aceitos pela maioria” | |
Concílio [Regional] de Laodicéia |
c. 360 |
Apresenta um cânon de livros semelhante ao de Trento | |
Papa Dâmaso |
382 |
Decreto listando os livros canônicos, da mesma forma que em Trento | |
Concílio [Regional] de Roma |
382 |
Aceitação do decreto de Dâmaso | |
Concílio [Regional] de Hipona (norte da África) |
393 |
Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento) | |
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África) |
397 |
Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento) | |
Exupério, bispo de Toulouse |
405 |
Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma lista idêntica ao cânon de Trento |
- Fonte: Veritatis Splendor
- Tradução: Carlos Martins Nabeto