A resposta católica para essa pergunta é a bíblica: "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que está na intimidade do Pai, foi quem O deu a conhecer" (João 1,18).
Encontramos Deus através de Jesus Cristo. Na pessoa de Cristo, Deus Pai fez-Se conhecer definitivamente. Este é o significado da declaração de Jesus: "Quem me viu, viu o Pai" (João 14,9).
Este é o motivo pelo qual Jesus é chamado "Palavra de Deus" em João 1,1; e também por que João 1,14 diz: "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos a Sua glória, glória que recebeu do Seu Pai como Filho único".
Como encontramos Jesus? Através da sua Igreja, a qual proclama a verdade plena sobre Ele através da Escritura e da Tradição (ver, a respeito, Mateus 28,20; Romanos 10,17; 2Tessalonicenses 2,15).
A Igreja é a fiel depositária da Palavra de Deus (em 1Timóteo 3,15, a Igreja é chamada de "coluna e fundamento da Verdade"); a Igreja também torna conhecida a imensa sabedoria de Deus (Efésios 3,10). Ela é o Corpo Místico de Cristo (Efésios 1,22-23).