Espaço do Leitor

Deus condena fazer imagens?

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: olhos de aguia fogo puro
Cidade/UF: celestial
Religião: Protestante Pentecostal

Mensagem
========

NÂO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA,NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EM CIMA DO CÉUS ,NEM EM BAIXO DA TERRA, NEM NAS AGUÁS ;DEBAIXO DA TERRA.EXODO 20 PARA VOCÊS .SÓ JESUS É + MINGUEM

Olá, prezado “olhos de aguia fogo puro” (se este é o seu nome mesmo). A Paz do Senhor. Se achas estar a defender a verdade de tua idéia, por que se esconde por trás desse título? Vamos lá.

Este texto, de Ex.20.4 é um dos cavalos-de-batalha dos protestantes e um dos mais mal utilizados contra a doutrina católica. Para começar, o texto original hebraico não diz “imagem de escultura” mas “ídolos” (o que, para uma pessoa bem informada, é algo bem diferente). No contexto do Antigo Testamento, “ídolos” eram os falsos deuses, como Anúbis, Rá, Ísis, Hórus, Marduk, Dagon, etc. Não tem nada a ver com o uso católico, que não é para adoração (só Deus deve ser adorado) e sim como um retrato ou homenagem ao santo nela representado. Somente pessoas com má concepção ainda alegam que “imagem” e “ídolos” aqui são a mesma coisa.

Deus nunca proibiu de se fazer imagens (representações) de algo do céu ou do que quer que fosse (se fosse assim, coitado da profissão de escultor. Seria um maldito!) mas sim ÍDOLOS (os pagãos adoram as IMAGENS. A Igreja, no Catecismo, não ensina a adorar imagem alguma. São somente REPRESENTAÇÕES).

Se Deus proibisse fazer imagens, como os protestantes fundamentalistas querem, então Ele violou esta ordem várias vezes. Por exemplo, Deus ordenou Moisés a fazer ESTÁTUAS de querubins (seres que há no céu – primeira “violação”): Ex. 25.18-19; Ex.26:1,31: cortinas do Tabernáculo são bordadas com imagens de querubins. [36:8,35]; Ex. 28.33-34: Imagens de romãs (Granada) e campainhas nas “vestes sagradas” dos sacerdotes [v.2] para ser usado no serviço do ‘santuário’ [v. 35]. [37:17-22/39:24-27]; Ex. 39.14: imagem gravada de um sinete; Ex. 39: 15: imagem de correntes no peitoral dos sacerdotes.

Há muitos versículos corroborando a posição católica na Bíblia, mais do que a superficialidade da interpretação fundamentalista protestante gostaria. A serpente de bronze (uma imagem, o que deveria ser condenada segundo os fundamentalistas) é ordenada por Deus a ser feita e é a PREFIGURAÇÃO DE JESUS CRISTO (Nm. 21.8-9; Jo.3.14). Decididamente, se for seguir o versículo como o “olhos de aguia fogo puro” (se este é seu verdadeiro nome) citou, Deus então infringiu várias vezes esta ordem. Como vimos, este não é o caso.

Os fundamentalistas é que tem se virar em entender sua história e em como ela se acomoda a Igreja cristã primitiva, que tinha várias imagens e representações gráficas da fé, como a cruz, o peixe e a fênix. Obviamente que isto choca alguns fundamentalistas pois não têm conhecimento histórico suficiente, infelizmente, somente a formação superficial passada por seus pastores.

Os católicos só adoram UMA IMAGEM – Cl. 1.15:  Jesus Cristo, que é a “imagem” (eikon) do Deus invisível. Hb. 1.3: “que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser”

Para saber mais:

https://www.veritatis.com.br/article/4478/imagens
https://www.veritatis.com.br/article/4087/idolatria
https://www.veritatis.com.br/article/1912/idolatria





About the author

Veritatis Splendor