É meu desejo que este diálogo socrático sirva como um meio lógico para destacar a circularidade e falta de base do “Sola Scriptura”.

Protestante – eu rejeito a noção de Sucessão Apostólica porque não é ensinada nas Escrituras.

Católico – Você só acredita nas coisas que são ensinadas nas Escrituras?

Protestante – Sim. Eu acredito que toda a Escritura é inspirada de forma que nós podemos ser equipados para toda boa obra. Os cristãos deveriam ter cuidado para não ir além do que está escrito, para evitar as tradições dos homens. E como o ensino da Sucessão Apostólica é um assunto muito importante deveríamos esperar vê-lo nas Escrituras. Porém, não há nada lá. É só uma “tradição de homens” que foi somado à fé nos tempos pós-apostólicos.

Católico – Posso lhe fazer uma pergunta?

Protestante – Claro.

Católico – Você diria que a aceitação de livros/cartas do Novo Testamento é um assunto muito importante?

Protestante – Claro. É através do Novo Testamento que nós aprendemos de Jesus e  Seu  plano de salvação.

Católico – Então onde, no Novo Testamento, nós aprendemos que há um conjunto de livros e cartas inspiradas que formam um corpo literário definitivo para ser obedecido por todos os cristãos?

Protestante – Eu não entendi a pergunta.

Católico – Bem, você disse que só acredita nas coisas que são escritas na Bíblia, certo?

Protestante – Certo.

Católico – Você também diz que se algo é realmente importante para nossa salvação tem que estar escrito na Bíblia. Certo?

Protestante – Sim, correto.

Católico – Dessa forma, a aceitação dos livros e cartas do Novo Testamento como inspirados por  Deus é um assunto importante?

Protestante – Mas é claro!

Católico – Ótimo. Assim, onde no Novo Testamento nós lemos isso? Quer dizer, mostre para mim o capítulo e versículo do Novo Testamento que nos informa deste assunto mais importante – isto é, que há 27 livros inspirados que formam o corpo definitivo de literatura para todos os cristãos.

Protestante – 1Timóteo 3.15 diz que toda a Escritura é inspirada.

Católico – O que constitui Escritura?

Protestante – O que você quer dizer?

Católico – Se toda a Escritura é inspirada, então nós precisamos descobrir que livros e cartas constituem Escritura inspirada. O Novo Testamento nos conta isso?

Protestante – Bem …não.

Católico – Assim, como você sabe quais livros e cartas são Escrituras?

Protestante – Bem a Igreja sempre acreditou que havia certos livros e cartas que tiveram autoridade.

Católico – Sério? Como você sabe isso?

Protestante – Bem, se você estudar história você aprenderá que os cristãos primitivos tinham a maioria do Novo Testamento como nós os conhecemos hoje.

Católico – Espere. Eu pensei que você fosse só pelo que está na Bíblia!

Protestante – E vou.

Católico – Mas se você só vai pelo que está na Bíblia, por que você recorre à história num esforço para explicar quais livros e cartas são inspirados?

Protestante – Porque a história nos mostra que é o que os cristãos sempre acreditaram.

Católico – Mas a história também nos mostra que os cristãos sempre acreditaram na Sucessão Apostólica. Por que você aceita a história cristã quando se trata da Escritura Sagrada e a rejeita quando se trata da Sucessão Apostólica?

Protestante – Porque a Sucessão Apostólica não está na Bíblia.

Católico – Nem a noção de que há 27 livros inspirados que formam um corpo definitivo de literatura para todos os cristãos. Certo?

Protestante – Hmm….

Católico – Posso lhe fazer outra pergunta?

Protestante – Seguramente.

Católico – Se os cristãos do segundo século sabiam quais livros e cartas estavam no Novo Testamento sem que o Novo Testamento os listasse, então de onde eles tiveram esta informação?

Protestante – Dos apóstolos e crentes primitivos.

Católico – Assim, basicamente você está dizendo que eles transmitiram esta informação oralmente?

Protestante – Sim… eu suponho.

Católico – Mas eu pensei que você fosse oposto à Tradição oral.

Protestante – eu sou oposto à Tradição oral que não está na Bíblia.

Católico – Isso não faz sentido. Os livros do Novo Testamento não são  mencionados na Bíblia nem a idéia de um corpo literário definitivo de escritos cristãos. Para essa informação você confia no testemunho da Igreja. Eu sinto uma inconsistência aqui. Como você pode rejeitar a Tradição oral quando você chega à sua conclusão das Escrituras pela Tradição oral?

Protestante – Os católicos estiveram envolvidos em Inquisições!

Católico – Eu sei. Mas fiquemos dentro do assunto em questão. Com você sabe quem escreveu o Evangelho que nós comumente atribuímos a Mateus?

Protestante – Eu não estou certo.

Católico – Bem, nós sabemos isto pelo testemunho dos Pais da Igreja. De fato, para o Evangelho de Mateus poderia ser somado Marcos, Lucas, João e as três cartas de João. Todos esses escritos faltam autógrafos. Por que você confia que eles foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João?

Protestante – Porque a Igreja sempre acreditou nisso.

Católico – Por que você confia na Tradição oral da Igreja sobre a autoria dos evangelhos e epístolas, mas desconfia dela quando fala de Sucessão Apostólica?

Protestante – Porque a Sucessão Apostólica não é ensinada na Bíblia.

Católico – Aponte-me o capítulo e versículo na Bíblia que lista os 27 livros e cartas que formam o corpo literário inspirado para os cristãos.

Protestante – Eu não posso fazer isso.

Católico – Mas você disse que nós deveríamos esperar encontrar todos os assuntos importantes nas Escrituras, que Cristo certamente veria tais coisas como importantes para serem escritas nas Sagradas Escrituras se nossas vidas dependessem delas.

Protestante – O fato é que os 27 livros que a Igreja católica oficialmente contou como Escrituras do NT perto do fim do 4º século já haviam sido reconhecidos como tal por milhões de cristãos por centenas de anos!

Católico – Esses milhões de cristãos reconheciam a Sucessão Apostólica?

Protestante – Sim. Mas isso é um falso ensino.

Católico – Como você sabe?

Protestante – Porque não está na Bíblia.

Católico – Mas se os milhões de cristãos por centenas de anos reconheceram os 27 livros aos quais a Igreja católica contou oficialmente até mesmo como Escritura do NT perto do fim do 4º século embora estes livros e a noção de um corpo inspirado de literatura não seja mencionado no Bíblia, então isso significa que milhões de cristãos por centenas de anos não limitaram suas crenças para coisas que só encontram na Bíblia. Certo?

Protestante – Eu não estou certo.

“Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (IITs. 2.15)

Facebook Comments

Livros recomendados

Por Trás da MáscaraBernardo de Claraval – Testemunha do seu tempo perante DeusAsterix gladiador