Dicionário bíblico – letra h

HADES
Nome grego para a morada ou região dos mortos, que corresponde ao hebraico Xeol (abismo, ou infernos). O Hades é o lugar onde estão reunidos todos os mortos, com repartições para bons e maus (Mateus 12,40 Atos 2,27 Apocalipse 6,9). O Hades terá fim com a ressurreição dos mortos (Apocalipse 20,14s): os bons irão para junto de Deus e os maus para a geena, ou sofrimento eterno (Mateus 25,46 Apocalipse 19,20). Ver Cântico dos Cânticos 16,13 Baruc 2,17.

HASMONEUS
Nome dado à família e à dinastia dos Macabeus (167-63 a.C.). A origem deste nome é discutida: pode vir do apelido dado por Flávio Josefo ao avô de Matatias, ou do nome de um de seus filhos, Simão.

HEBRON
Antiga cidade de Judá, ao sul de Jerusalém (cf. 2Samuel 2,1 e nota). Fundada sete anos antes de Tânis, teria sido habitada pelos gigantes enaquitas (Números 13,22 Josué 11,21-23). Abraão comprou ali um campo com uma gruta, que se tornou o túmulo dos patriarcas (Gênese 23 Gênese 25,7-11 Gênese 35,27s). Em Hebron estava o santuário patriarcal de Mambré (13,18). Mais tarde Hebron tornou-se cidade de refúgio (Josué 20,7); Davi reinou ali durante sete anos, antes de se apoderar de Jerusalém (2Samuel 5,4-9).

HERANÇA
No sentido em que nós entendemos a palavra, o israelita herdava a propriedade de seu pai (Levítico 25,46). Mas a palavra hebraica "herdar" (nahal ) tem um sentido mais amplo que em português. Israel recebe como herança Canaã, que é propriedade do Senhor (Josué 22,19), prometida aos patriarcas (Gênese 12,7). Canaã e o povo de Israel são herança de Deus, sem que ele os tenha recebido de outrem (Êxodo 15,17 Deuteronômio 9,26-29). O sacerdócio é a herança da tribo de Levi (Josué 18,7). Quanto à legislação sobre a herança, que passa de pais a filhos, ver Números 27,1-19 e Deuteronômio 21,15-17.
No Novo Testamento,além de seu sentido comum, o termo "herança"assume um novo significado, porque a relação entre Deus e os homens é vista como a existente entre pai e filho. Cristo é o herdeiro de Deus (Hebreus 1,2) e os cristãos, como filhos de Deus, são "co-herdeiros de Cristo" (Romanos 8,17 Gálatas 3,29). Este direito de herdar, recebido no batismo (1Pedro 1,3-5), é garantido pelo Espírito Santo (Tito 3,5-7).

HERESIA
No Antigo Testamento existiam falsos profetas (1Reis 18,19-40 Jeremias 23,13 1Reis 22,1-22). Eram os que recomendavam meios humanos e estavam dominados por vícios; eram "cães mudos"perante as injustiças (Isaías 28,7-22 Jeremias 14,13-16 Jeremias 23,9-40 Miquéias 3,5-11 So 3,4 Isaías 56,10).
No Novo Testamento aparecem também irmãos que se separam da comunidade levados por doutrinas estranhas a ela (1João 2,19 2Coríntios 11,1-15 Apocalipse 2,20-23).
Deus permite o aparecimento de hereges para a provação dos fiéis (Mateus 24,5 João 5,43 2Timóteo 2,16-18), que os devem evitar (Deuteronômio 13,2-6 Jeremias 23,16 Mateus 7,15s; Romanos 16,17 2Tessalonicenses 3,14s; 2Timóteo 3,5 Tito 3,10s; 2João 1,10-11).

HERMON
Montanha de 2.814 m de altura, coberta de neves perpétuas, que forma a parte norte da Palestina. Nela se venerava o deus Hermon (Baal-Hermon).

HERODES
No Novo Testamento vários personagens levam este nome: Herodes o Grande (73-4 a.C.), filho do idumeu Antípatro e de Kypros, filha de um rei árabe; foi nomeado rei da Judéia pelos romanos no ano 40 a.C.. Foi um grande construtor: construiu as cidades helenísticas de Sebaste (antiga Samaria), Cesaréia Marítima, Antipátrida e reconstruiu o Templo. Foi um eficiente administrador, mas muito cruel; por isso, e por ser amigo dos romanos e idumeu, era odiado pelos judeus. Segundo Mateus 2,16-18, massacrou os meninos de Belém. Ao morrer, dividiu seu reino entre três de seus filhos: Arquelau, Antipas e Filipe, chamados também Herodes. Ver "Agripa".

HERODÍADES
Filha de Aristóbulo e Berenice, casada com Herodes Filipe, uniu-se ilicitamente com Herodes Antipas. João Batista denunciou esta união e acabou sendo decapitado por causa do ódio de Herodíades (Mateus 14,1-12).

HERODIANOS
Gente da corte de Herodes Antipas, adversários de Jesus, ao lado dos fariseus (Marcos 3,6 Marcos 12,13).

HIPOCRISIA
É o esforço por aparecer como bom, sem o ser verdadeiramente (Mateus 6,2-5 Mateus 6,16 Mateus 22,18 Mateus 23,13-15 Mateus 23,23-29 1Pedro 2,1).
Paulo censura Pedro pela sua duplicidade de comportamento (Gálatas 2,13-16).
Jesus chama "hipócrita"ao povo que não conhece os sinais dos tempos (Lucas 12,56 Lucas 13,15s). O mesmo chama aos fariseus que davam mais importância às tradições humanas que à vontade divina (Mateus 15,2-7).

HITITAS (HETEUS)
População não-semita em Canaã (Gênese 23,3 Ezequiel 16,3), cuja relação com os hititas da Ásia Menor é obscura. Podem ter emigrado para Canaã, provenientes de alguma parte do império hitita, que conheceu dois períodos de expansão: entre 1750 e 1590 a.C.e entre 1450 e 1200 a.C..

HOLOCAUSTO
É o sacrifício no qual, excetuando a pele (Levítico 7,8), a vítima era inteiramente queimada ao fogo, para a glória de Deus, senhor da vida (Êxodo 29,15-28 Levítico 1,3-17 1Samuel 10,8 e nota). No templo oferecia-se diariamente um holocausto pela manhã e outro pela tarde (Ezequiel 46,13-15 Daniel 8,11 Daniel 11,31). Havia também holocaustos oferecidos por particulares: pela purificação da mulher após o parto (Levítico 12,6-8), do leproso curado (Levítico 14,10-13) e do nazireu (Números 6,10-12).

HOMICÍDIO
É crime proibido (Gênese 4,1-14 Gênese 9,6 Êxodo 20,13 Êxodo 21,12-14 Deuteronômio 32,39 Mateus 5,21-26 Apocalipse 21,8). Mas há a legítima defesa (Êxodo 22,2 Deuteronômio 19,11s; Josué 10,16-26 1Samuel 15,2s; 1Reis 20,42 Romanos 13,3s).
No Novo Testamento Jesus aponta para uma perfeição maior: evitar as mínimas ofensas que podem ser um primeiro passo para levar ao homicídio (cf. Mateus 5,22 e nota). O simples ódio ao irmão já é homicídio (1João 3,15).

HONRAR
A Deus (Josué 7,19 1Samuel 2,30 Malaquias 1,6 João 5,22s; Atos 12,23 1Coríntios 10,31); a autoridade civil (1Samuel 10,24 Romanos 13,7 1Timóteo 6,1 1Pedro 2,17); a autoridade eclesiástica (Eclesiástico 7,31 Lucas 10,16 Romanos 13,4s; 1Timóteo 5,17-19); os pais (Êxodo 20,12 Êxodo 21,17 Deuteronômio 5,16 Deuteronômio 27,16 Eclesiástico 7,27s; Mateus 15,4).

HOREB
O monte onde Deus apareceu a Moisés na sarça (Êxodo 3,1-6), concluiu a aliança com Israel e lhe deu a Lei, é chamado Horeb pelas tradições eloísta e deuteronomista; mas as tradições javista e sacerdotal lhe dão o nome de Sinai.

HOSANA
Grito de alegria para saudar a Deus ou ao rei, que significa "salva, ajuda, por favor". Era usado nas festas (Salmo 118,25s), como Páscoa e Tabernáculos. Jesus foi saudado com esta aclamação ao entrar triunfalmente em Jerusalém (Mateus 21,9 Mateus 21,15).

HOSPITALIDADE
Virtude importante no mundo nômade (Gênese 18,1-8 Gênese 19,1-8 Juízes 19,16-24 Números 35,9-34), um verdadeiro mandamento (Deuteronômio 10,18s; Isaías 58,7 Mateus 10,40-42), gesto de caridade cristã (Romanos 12,13 1Timóteo 3,2 Tito 1,8 Hebreus 13,2 1Pedro 4,9 3João 1,5-8).
Havia ritos de acolhida, com oferta de pão e vinho (Gênese 14,18-24), ação de lavar os pés (Lucas 7,36-46 João 13,1-15 1Timóteo 5,10).
Acolher o pobre e o pequenino, os apóstolos e a Palavra, é acolher a Cristo (Mateus 25,35 Lucas 9,1-6 Lucas 9,46-48 Gálatas 4,14 1Tessalonicenses 1,6).
Cristo experimentou a hospitalidade humana: em casa de Simão Pedro (Lucas 4,38), em Caná (João 2,2), em casa de Zaqueu (Lucas 19,1-10), em casa de Lázaro, Marta e Maria (João 12,2-3 Mateus 21,17), em casa de Simão (Mateus 26,6-7), em casa dos discípulos de Emaús (Lucas 24,29-30). Foi também rejeitado pelo seu povo (João 1,11), pelos habitantes de Belém (Lucas 2,7), pelos seus conterrâneos (Lucas 4,16-29 Mateus 13,57s) e pelos samaritanos (Lucas 9,53-56).

HUMILDADE
Não se identifica com a falta de caráter. Consiste em ter consciência das próprias limitações, não apropriar-se dos dons, valores, qualidades, reconhecendo que tudo se recebeu de Deus para o serviço de todos os irmãos (João 1,16 Lucas 18,9-14 Mateus 10,8 1Coríntios 4,7 João 3,27 Tiago 1,17 1Coríntios 12,25-27).
O orgulho é o vício oposto à humildade. É o pecado do ser humano (Gênese 2,17 Gênese 3,3-6). É o pecado capital dos pagãos (Isaías 10,13s; Gênese 11,4-8 So 2,15).
Antíoco Epífanes encarna o orgulho dos poderosos (1Macabeus 2,49 1Macabeus 1,54-61). É o Anticristo (Daniel 9,27 Daniel 11,31 Daniel 8,11 2Tessalonicenses 2,4 1João 2,18 Apocalipse 12,3s; Apocalipse 13,1-8).
Deus exalta os humildes e rejeita os soberbos (Lucas 1,52s; Provérbios 29,23 2Samuel 22,28 Mateus 23,12 Tiago 4,6).
A humildade é condição indispensável para receber o Reino de Deus (Mateus 18,1-5 Mateus 19,13s; Mateus 5,5 Salmo 37,8-18) e para entender os mistérios do Reino (Mateus 11,25 1Coríntios 1,26-31).
Cristo, sendo Senhor, fez-se servo para curar o orgulho dos homens (Filipenses 2,5-11 Mateus 20,28 João 13,12-16 2Coríntios 8,9). Ele é manso e humilde de coração (Mateus 11,29). Veja "Cristo, o Servo de Javé".

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