JAFA (JOPE)
Antigo porto na costa mediterrânea da Palestina (João 1,3). Pedro ressuscitou ali Tabita (Atos 9,36-43) e teve uma visão que o levou a batizar a família do pagão Cornélio, em Cesaréia Marítima (Atos 10-11).

JAVÉ
Nome do Deus de Israel, revelado a Moisés (cf. Êxodo 3,14 e nota), que os judeus evitam pronunciar.

JEJUM
É a abstinência total ou parcial de comida e bebida, e às vezes de relações sexuais. Tinha o caráter de auto-humilhação e acompanhava a oração. Era recomendada em grandes provações (cf. Deuteronômio 9,18s; Neemias 1,4 Joel 1,13s e nota), depois de um falecimento (2Samuel 3,35) ou para afastar calamidades (cf. João 3,8 e nota). A Lei mosaica conhece apenas um dia de jejum oficial: o dia da Expiação (Números 29,7 Atos 27,9). Após o exílio se introduziram outros dias de jejum, comemorando calamidades nacionais (Zacarias 7,3-19).
Oséias profetas mostraram a inutilidade da prática do jejum quando não acompanhada da conversão (Isaías 58,1-5 Jeremias 14,12). Por isso os fariseus, que jejuavam duas vezes por semana (Mateus 9,14 Lucas 18,12), foram criticados por Jesus (Mateus 6,16-18). Mas Jesus jejuou quarenta dias (Mateus 4,2) e incluiu a prática do jejum na vida normal da Igreja (Marcos 2,18-20).

JERICÓ
A mais antiga cidade da Palestina, no vale do rio Jordão, 20 km ao norte do mar Morto, que teria sido destruída por Josué (Josué 6,1-10). Jesus hospedou-se ali na casa de Zaqueu (Lucas 19,1-10).

JERUSALÉM
A teologia bíblica vê em Jerusalém uma cidade eleita por Deus (2Samuel 5-7); torna-se um novo Sinai (monte Sião) com uma nova Lei (2Reis 22 Salmo 15,1-4 Isaías 2,3 Salmo 68,16-18 Salmo 48,2-6); torna-se o centro cultual de todas as tribos (Deuteronômio 12,1-14 Deuteronômio 14,22-26).
Mas Jerusalém está longe de ser o ideal duma cidade celeste (Isaías 1,21-23 Jeremias 11,1-13 Ezequiel 16 Ezequiel 23 Lucas 19,41-47 Lucas 21,5-36 Mateus 23,37-39); Deus pensa na construção de uma nova Jerusalém (Ezequiel 40-48 Zacarias 14,1s; Isaías 2,2-5 Isaías 60 Atos 2,1-11) que é Cristo e o seu Corpo que é a Igreja (João 2,18-22 1Coríntios 3,16-17 Efésios 5,22-30 Apocalipse 21-22 Gálatas 4,22-31).
Oséias cristãos viram na queda de Jerusalém (Marcos 13 Mateus 24) a realização das convulsões cósmicas anunciadas para os tempos messiânicos. Destruída Jerusalém no ano 70, os cristãos vêem na Igreja a nova cidade de Deus (Gálatas 4,26 Hebreus 12,22 21,9-27).
Subia-se a Jerusalém em peregrinação porque era o lugar do sacrifício (Deuteronômio 12,1-13,14; 14,22-26) e da manifestação da glória de Deus (Salmo 132,13-15 Salmo 134); é também a meta da esperança escatológica; lá se reunirão todas as tribos e nações (Isaías 60 Isaías 35,6-10 Jeremias 31,12-14 Neemias 12,31-38).
Oséias evangelhos, sobretudo Lucas 9,51s, organizam a vida de Jesus como uma subida a Jerusalém (Mateus 20,17-19 Marcos 10,32-34). João escreve o seu evangelho como uma sucessão de subidas a Jerusalém, prelúdios da última e definitiva (João 2,13 João 5,1 João 7,1-10 João 10,22s; João 11,55s; João 12,12).
Entrada em Jerusalém: Oséias profetas anunciam a entronização do Rei messiânico no monte Sião (Salmo 2,6 Salmo 110,1-3 Miquéias 4,1-3 Zacarias 8,20-22 Zacarias 14,16-19).
Oséias evangelistas narram a entrada de Jesus nesta cidade como a entronização do Rei messiânico, pobre e humilde (Zacarias 9,9 Marcos 11,1-7 Lucas 19,28-35). Oséias cânticos e os ramos da multidão são os próprios da Festa dos Tabernáculos que se realizava em setembro (Neemias 8,14-18 Salmo 118). Zacarias 14,21 anuncia que não mais haverá comerciantes no Templo. Ver "Sião".

JESUS CRISTO
Ver "Cristo", "Messias".

JOÃO
Há cinco personagens bíblicos com este nome que significa " o Senhor é favorável":
1. João Batista, filho de Zacarias e Isabel, precursor de Jesus (Lucas 1,57-80). É de família aristocrático-sacerdotal (Lucas 1,5-7 1Crônicas 24,10 Números 18,9). É o novo Elias (Mateus 3,1-3 Mateus 11,14 e nota; Lucas 1,17 Malaquias 3,1-2 Malaquias 3,23 Eclesiástico 48,10). É o novo Samuel que deve ungir o Rei-Messias (Lucas 1,7 Lucas 1,15 Lucas 3,21s; 1Samuel 1,5-11e 1Samuel 16,12s). É o profeta-monge, separado do mundo (Mateus 3,1 Mateus 11,7-10).
2. João Apóstolo e Evangelista, irmão de Tiago e filho de Zebedeu. A ele se atribui a autoria do Quarto Evangelho, de três epístolas e do Apocalipse. Junto com Pedro e Tiago forma o trio dos discípulos prediletos de Jesus (Marcos 9,2 Marcos 14,33), chamados "colunas da Igreja" (Gálatas 2,9).
3. João Marcos, companheiro de Paulo e Barnabé na primeira viagem apostólica e autor do Segundo Evangelho (Atos 12,12 Atos 12,25).
4. João Hircano (135-104 a.C.), terceiro filho de Simão Macabeu (1Macabeus 16,19-24).
5. João ou Jonas, pai do apóstolo Pedro (Mateus 16,17).

JORDÃO
Rio formado por três nascentes (Bânias, Hasban) que jorram aos pés do monte Hermon. Entra no lago de Genesaré (208 m abaixo do Mediterrâneo). Saindo do lago, atinge o mar Morto (a 394 m abaixo do nível do mar), 110 km ao sul, depois de percorrer 320 km de sinuosas curvas. No trajeto recebe alguns afluentes, como o Jarmuc e o Jaboc pela margem oriental. Embora não muito largo, são poucos os vaus que permitem atravessá-lo a pé.

JUBILEU
Ver "Ano Jubilar".

JUDAS
Há seis personagens bíblicos com este nome:
1. Judas, o terceiro filho de Matatias (1Macabeus 2,4), apelidado o Macabeu (maqqabah = martelo) por causa dos duros golpes infligidos aos inimigos do povo de Deus (1Macabeus 3-6).
2. Judas o Apóstolo, identificado como Tadeu (Mateus 10,3 Lucas 6,16).
3. Judas, "irmão de Jesus" (cf. Marcos 6,3 Mateus 12,46-50 e nota).
4. Judas, que morava em Damasco, com o qual Paulo se hospedou depois da conversão (Atos 9,11).
5. Judas Iscariotes, que traiu Jesus (Mateus 10,4).
6. Judas o Galileu, que provocou uma revolta contra Roma (Atos 5,37).

JUDÉIA
Denominação helenística e romana para a parte da Palestina habitada por judeus. No Novo Testamento em geral é o distrito que, junto com a Samaria e a Iduméia, formava a província romana da Judéia (Lucas 3,1). A capital era Jerusalém, mas os governadores romanos moravam habitualmente em Cesaréia Marítima (Atos 23,33). Ver mapa do Novo Testamento.

JUIZ
Título dado aos líderes que libertaram Israel da opressão inimiga, ou o governaram entre Josué (1200 a.C.) e o início da monarquia (1030 a.C.). Ver Êxodo 18,13-27 e Juízes 2,18.

JULGAMENTO (JUÍZO)
As questões judiciais na sociedade israelita se resolviam diante de testemunhas (os anciãos) ou eram levadas à decisão de um juiz (Deuteronômio 1,16s). Podia-se também recorrer a um tribunal superior, seja ao templo (Deuteronômio 17,8-13), seja à decisão divina dada pelo ordálio (cf. Números 5,11-31 e nota). O rei podia também julgar questões (1Reis 3,16-28). Para contornar os abusos nos julgamentos (cf. Salmo 58 Salmo 94) foram estabelecidas normas legislativas (Êxodo 23,1-9 Deuteronômio 16,18s).
A ação de Deus na história é apresentada como um julgamento. Deus ora liberta seu povo ora o pune por causa das infidelidades (Deuteronômio 32,36 Jeremias 30,11-13). O julgamento de Israel e das nações se dará no dia do Senhor (cf. Amós 5,18 e nota). No Novo Testamento o julgamento é relacionado com Jesus (João 3,17-21 João 8,15 João 12,31). O cristão deve viver na expectativa do julgamento do último dia, que marcará o triunfo definitivo de Cristo (Mateus 25,31 1Tessalonicenses 4,16 2Tessalonicenses 2,3-10). Ver "Parusia".

JUSTIÇA (JUSTO)
A justiça no Antigo Testamento não é apenas distributiva, que consiste em "dar a cada um o seu" (cf. Êxodo 23,6-8 Deuteronômio 25,15) ou cumprir os deveres cívicos, mas inclui também a perfeição moral religiosa. Ser justo é não cometer maldade (Salmo 15,2), agir de acordo com a vontade de Deus (Gênese 6,9 Ezequiel 14,20 Ezequiel 18,5), respeitar o direito dos fracos e dos pobres (Isaías 28,6 Amós 1,3-2,8 Amós 5,7). Praticar a justiça é amar ao próximo (Mateus 25,37 Mateus 25,46 1João 3,10). Sem a prática da justiça o culto perde seu significado (Salmo 50 Isaías 1,10-20 Eclesiástico 34-35). Só conhece a Deus quem pratica a justiça (Jeremias 22,16).
Deus é justo enquanto age de acordo com a sua própria natureza. Ele pune os inimigos do povo eleito (Deuteronômio 33,21) e os pecadores de Israel (Amós 5,20 Isaías 5,16), mas também é fiel às suas promessas de salvação (Romanos 1,17), tornando o homem agradável a Deus pela graça (3,5.20-30).
No Novo Testamento são chamados "justos" os que no Antigo Testamento esperavam o Reino, observando a Lei (Mateus 1,19 Mateus 21,32 Marcos 6,20 Lucas 23,50 Atos 10,22 Atos 10,35). A justiça cristã é ainda conformidade com a Lei (Efésios 6,1 Romanos 2,12-14 Romanos 2,25s; Mateus 5,20-6,1 Mateus 23,4-7 Filipenses 4,8 1Tessalonicenses 2,10). Devido ao pecado, a Lei torna-se insuficiente para conseguir a justiça (Romanos 3,20s; Romanos 7,7-13 Gálatas 3,15-22).
Cristo é o único modelo desta justiça (Hebreus 1,8 1João 3,7 1Pedro 2,21): realizando-a com a sua morte e ressurreição (1Pedro 3,18-22 Atos 3,15 Romanos 5,18 1Coríntios 1,30 2Coríntios 5,21).
A justiça cristã torna-se assim um dom de Deus através de Cristo (Romanos 3,21-31 Romanos 5,1-10 Filipenses 3,9), é um estado novo e permanente (Efésios 4,20-24 Efésios 2,15), é uma participação na filiação divina (1João 2,29 1João 3,7-10 Romanos 8,28-30). O Espírito Santo substitui a Lei como princípio interior de retidão: é a Lei da liberdade (Romanos 8,2-11 Tiago 1,25 Tiago 2,12). E um estado de santidade (Romanos 6,19 1Coríntios 1,30 Romanos 1,17 Filipenses 3,9s). Esta justiça tem como fruto as "obras da luz" (Efésios 5,9-11 Efésios 6,14-18 Filipenses 1,9-11 2Timóteo 2,22).

JUSTIFICAÇÃO
Justificar é declarar alguém inocente (Deuteronômio 25,1 Isaías 5,23). O plano de Deus é justificar a muitos homens por meio do sofrimento de seu Servo (Isaías 53,11). Jesus veio para justificar os pecadores (Mateus 9,13). A justificação se obtém não pelas boas obras mas pela fé em Jesus Cristo (Romanos 3,21-4,25 Gálatas 2,15s; Efésios 2,1-12). É um dom gratuito de Deus em Cristo (Romanos 3,23-25 Romanos 4,5-8 Romanos 5,9-11 Romanos 5,18-21 Tito 3,7). É efeito da obediência, da morte e ressurreição de Cristo (Romanos 5,19 Romanos 3,24s; Gálatas 2,21). Supõe um ato de fé (Romanos 3,26-30 Romanos 5,1 Romanos 10,6 Gálatas 2,16-21 Gálatas 3,6-12) e recebe-se no batismo (Tito 3,5-7 Romanos 6,1-14 Efésios 4,22-24). Justificado, o homem recebe o perdão dos pecados e participa da vida divina pela graça.

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