É o sétimo dia da semana, consagrado a Deus porque após os seis dias da criação o Criador descansou (Gênese 2,2s). Era um dia festivo (Êxodo 16,4s Êxodo 16,14s. Êxodo 16,16-36 Êxodo 35,1-3 Isaías 1,13 Oséias 2,13), no qual o israelita se abstinha de qualquer trabalho (Êxodo 20,8-11 Ezequiel 46,1-12 Ezequiel 20,12) e se dedicava à oração (cf. Êxodo 31,13 Números 15,32-36 1Macabeus 2,32-41). Sábado é também o dia do anúncio dos bens futuros, escatológicos (Isaías 56,1-6 Isaías 58,13s; Isaías 66,22s; Jeremias 17,19-27 Ezequiel 44,1-12).
Mas, quando Cristo veio, o jugo dos fariseus fizera do sábado um dia de escravidão (Mateus 12,1-14 Atos 1,12 Lucas 6,6 Lucas 13,10-17 João 5,9-18 João 7,21-24 João 9,14-16).
Cristo transforma o sábado no dia da sepultura (Lucas 23,53s; João 19,31-42) e fixa para o dia seguinte -domingo -o dia da Ressurreição, da libertação, da nova criação (Marcos 16,2-9 João 20,1 João 20,19).
O domingo é o dia em que o Senhor se manifesta (João 20,16 João 20,26) e transmite o seu perdão (João 20,19-23). É o dia da reunião da comunidade cristã (Atos 20,7 1Coríntios 16,2). Por isso, o sétimo dia no qual o cristão repousa e se dedica à oração é o domingo (Atos 20,7 Apocalipse 1,10 e nota). Ver "Domingo", "Culto", "Festa".
SABEDORIA
Salomão destacava-se como o grande sábio de Israel (1Reis 5,9-14 Eclesiástico 47,12-17 Provérbios 1,1 Eclesiastes 1,1 Cântico dos Cânticos 8,19 1Reis 3,4-15).
Progressivamente a sabedoria é considerada como uma participação da sabedoria divina, manifestada no temor de Deus e na observância da Lei (Provérbios 15,16 Provérbios 15,33 Provérbios 16,6 Eclesiastes 3,12s; Eclesiastes 9,7-9 Cântico dos Cânticos 1,1-5 Eclesiástico 15,1-6 Eclesiástico 24,23s; Baruc 3,9-4,4).
Daniel Lei -sabedoria de Deus no meio do povo -passa-se à personificação da sabedoria divina (Provérbios 8,23-31 Jó 28 Eclesiástico 24 Cântico dos Cânticos 7,22-8,1).
João, no seu evangelho, diz-nos que a sabedoria personificada é Cristo, o Verbo de Deus (João 1,18).
Como a sabedoria, também Cristo põe a mesa, oferecendo pão e vinho (João 6,35 Provérbios 9,1-6; cf. Eclesiástico 24,19-22 Isaías 56,1-11 Marcos 2,22 Isaías 55,1s).
Paulo, partindo de Cântico dos Cânticos 13,1-10, fala de um plano sábio de Deus, que levaria o homem a conhecê-lo; mas este falhou por causa da sabedoria humana(Romanos 1,19-25). Então Deus apresentou o "escândalo da cruz" (1Coríntios 1,19-25 1Coríntios 2,6-16).
SACERDÓCIO
Dos cristãos: Cristo é o único Sumo Sacerdote (Hebreus 3,1 Hebreus 4,14-16 Hebreus 5,5 Hebreus 5,10 Hebreus 6,20 Hebreus 7,23-28).
O povo de Deus é um reino de sacerdotes (1Pedro 2,9 Êxodo 19,5s; Apocalipse 1,5s; Apocalipse 5,9s; Apocalipse 20,6). Deve oferecer sacrifícios espirituais (Romanos 12,1 Hebreus 13,15s; Filipenses 2,17 Filipenses 4,18) e anunciar a Morte e Ressurreição de Cristo na "Ceia do Senhor" (Atos 2,42 1Coríntios 10,16-22 1Coríntios 11,23-26 Lucas 22,7-20).
Unido a Cristo, pedra angular, cada membro do Povo de Deus constitui uma pedra viva do novo Templo espiritual (1Pedro 2,4-6 João 2,19-22 1Coríntios 3,16s; 1Coríntios 6,19). Ver "Ministérios", "Carismas".
SACERDOTE
Ministro sagrado, encarregado de oferecer diariamente sacrifícios e holocaustos e queimar incenso no altar. O sacerdócio era hereditário: chegando à idade estabelecida na lei, o sacerdote era consagrado (Êxodo 29 Levítico 8-10 Números 18). Além das tarefas cultuais, aos sacerdotes cabia a instrução do povo em assuntos religiosos e administração dos bens do templo.
No Novo Testamento os anciãos, ordenados pelos apóstolos (Atos 14,23), supervisionavam as comunidades (20,17), pregavam, instruíam e dirigiam os fiéis (1Timóteo 5,17 1Pedro 5,1).
SACRIFÍCIOS
De louvor, de reparação e pelo pecado. Ver Levítico 1-7. Ver "Expiação".
SACRIFÍCIOS DE COMUNHÃO
Nesse tipo de sacrifícios, chamados também pacíficos, a carne da vítima era dividida em três partes: A primeira era queimada sobre o altar e era a parte que cabia a Deus; a outra ficava para os sacerdotes e a última, a maior, era devolvida às pessoas que ofertavam a vítima para o sacrifício. Essa parte da carne era consumida num banquete sagrado, em que as pessoas consideravam Deus presente como comensal. Assim Deus e os homens participavam misticamente, mediante a fé, da mesma mesa (cf. Levítico 3,1-17 Levítico 7,12-21 1Samuel 20,8). Sob este aspecto, os sacrifícios de comunhão eram prefiguração do banquete eucarístico, no qual, num sentido mais verdadeiro, o cristão é admitido à mesa do Senhor. Ver "Holocaustos", "Oblação", "Expiação" (cf. Levítico Levítico 1-7).
SADUCEUS
Partido religioso e político, cujo nome se relaciona com Sadoc, o Sumo Sacerdote colocado por Salomão em lugar de Abiatar (1Reis 2,35). Oséias saduceus separaram-se dos fariseus quando Jônatas usurpou o sumo sacerdócio (135 a.C.). Desde então os saduceus entraram em luta com os fariseus, dos quais se distinguem pelas crenças religiosas (Mateus 22,23 Marcos 12,18 Atos 23,8). Na política, apoiavam a dominação romana e controlavam a nomeação dos sumos sacerdotes.
SAGRADA ESCRITURA
Ver "Bíblia", "Revelação". 3640
SAGRADO
Aquilo que é separado do profano, ou do uso comum, para servir a Deus (cf. Ezequiel 19,1-23 Números 1,53). Ver "Santo".
SALOMÃO
Ver "Sabedoria".
SALVAÇÃO
Deus é aquele que salva, dando vitória a Israel (1Samuel 11,9 1Samuel 11,13 1Samuel 19,5), ou salvando de algum perigo. Ele é o salvador por excelência, que deu a Israel a salvação, tirando-o do Egito (Êxodo 14,30 Salmo 106,21 Atos 7,25). Mesmo quando a salvação é uma conquista humana a vitória é de Deus (cf. Juízes 6,36). A salvação é esperada no sentido universal também no fim dos tempos; é a salvação messiânico-escatológica. Então se realizarão todas as esperanças de felicidade para Israel, que será libertado do poder dos inimigos, da miséria material e do pecado.
No Novo Testamento o termo "salvação"é usado no sentido de cura do corpo e da alma (Marcos 5,34 Lucas 8,48 Lucas 18,42). A salvação temporal se orienta no sentido da salvação espiritual, do perdão dos pecados (Lucas 17,19) e da libertação de todo o tipo de escravidão que resulta do pecado (Mateus 1,21 Lucas 1,77 Atos 5,31). A salvação que Deus preparou em Cristo se destina a todos os homens (João 4,42 1Timóteo 4,10 Tito 3,4-6). O próprio nome de Jesus significa "Salvador" (Lucas 1,31 Lucas 2,21 Mateus 1,21 Atos 4,12). A fé é condição para receber a salvação (Marcos 16,16 João 11,25 Romanos 10,9-13 Hebreus 11,7). Ver "Redenção".
SAMARIA
Fundada em 880 a.C.por Amri (2Reis 16,24), estava situada 77 km ao norte de Jerusalém, numa colina de 450 m de altitude e de fácil fortificação, no entroncamento de estradas importantes e no centro do reino de Israel. Ficou sendo a capital do reino de Israel até a ruína da nação, em 722 a.C.(2Reis 18,9-12), e depois tornou-se o centro administrativo da província persa da Samaria. Herodes o Grande a reconstruiu magnificamente, dando-lhe o nome de Sebaste ("Augusta") em homenagem ao imperador Augusto, nome que subsiste na designação atual Sebastie. O diácono Filipe pregou ali o Evangelho (Atos 8,5-9).
SAMARITANOS
Com a destruição do reino do Norte, grande parte da população foi deportada para a Assíria. Em seu lugar foram enviados colonos assírios (2Reis 17,24-41). A população mista que então se formou deu origem aos "samaritanos", que permaneceram monoteístas. Quando os cativos do reino de Judá foram repatriados pelos persas (538 a.C.), os samaritanos quiseram aliar-se aos judeus e participar na reconstrução do templo e da cidade. Mas Zorobabel (Esdras 4,2) e Neemias não aceitaram (Neemias 13,28). Desde então vinha a inimizade entre judeus e samaritanos, mencionada no Novo Testamento (Lucas 9,52-54 João 8,48).
Jesus, porém, mostrou simpatia para com os samaritanos (Lucas 10,30-37 Lucas 17,11-19), aos quais mandou pregar o Evangelho (Atos 1,8 Atos 8,4-25). Oséias samaritanos, que só reconhecem como canônico o Pentateuco, ainda hoje vivem numa comunidade de uns 300 membros no monte Garizim, onde anualmente celebram a Páscoa segundo os antigos ritos.
SANGUE
O sangue significa vida (Gênese 9,5 Levítico 17,10-14 Deuteronômio 12,23). Beber o sangue seria destruir a vida. Derrama-se junto do altar para significar o regresso da vida a Deus (Gênese 9,4 Levítico 17,3-14 Levítico 19,26 Salmo 58,11 Ezequiel 39,11-19 1Reis 21,19 1Reis 22,38).
A custo, os cristãos conseguiram libertar-se deste modo de conceber o sangue (Romanos 14,14-20 1Coríntios 10,23-27). A proibição de comer sangue no cristianismo foi uma lei transitória para facilitar a convivência entre cristãos de origem judaica e pagã (cf. Atos 15,20 Atos 15,29 e nota.
Visto que o sangue é vida, e esta pertence a Deus, ele vinga o sangue do inocente (Deuteronômio 32,43 Ezequiel 14,19 Ezequiel 33,6-8 Lucas 11,50s; Apocalipse 16,3-6).
Oséias prodígios com intervenção de sangue anunciam a vingança divina (Êxodo 4,9 Êxodo 7,17-21 Salmo 105,29 Cântico dos Cânticos 11,6s; Apocalipse 6,12 Apocalipse 8,8 Apocalipse 11,6).
O sangue desempenha um papel importante nos sacrifícios (Levítico 1-8). O sangue de Cristo, que é vida, transmite a vida (João 6,54-57 Mateus 26,28 João 19,34s). O sangue é reparador e expiatório (Romanos 3,25 Romanos 5,9 Efésios 1,7 Efésios 2,13 Colossenses 1,15-20 Apocalipse 1,5 Apocalipse 7,14; Colossenses 22,14 Hebreus 9,14 Hebreus 13,12).
SANTO
É tudo aquilo que está afastado, separado do impuro ou do profano para o serviço de Deus. Santo é sobretudo aquilo que constitui o "numinoso" da divindade, isto é, a majestade de Deus inacessível às criaturas, a própria glória divina. O povo de Deus deve ser "santo"para assemelhar-se a Deus e entrar em comunhão com ele (Levítico 20,7 Levítico 20,26). Oséias cristãos são chamados "santos"porque pelo batismo foram consagrados a Cristo (Romanos 1,7 1Coríntios 1,2) para viver uma vida nova (Romanos 6,3-14).
Santo é também o compartimento da tenda da aliança (Êxodo 26,33) e do templo (1Reis 6,3 1Reis 6,5 1Reis 6,17) que dava acesso ao Santo dos Santos. No Santo estava o altar do incenso (Êxodo 30,1-30), a mesa dos pães da proposição e o candelabro de sete braços (Êxodo 25,23-40).
Santos são nossos intercessores (1Coríntios 12,12 1Coríntios 12,20s, Apocalipse 5,8 Êxodo 32,11 Êxodo 32,14 1Samuel 7,8-10 Romanos 15,30 Efésios 6,18s; 1Tessalonicenses 5,25 Hebreus 13,18 Tiago 5,16). Temos comunhão com eles (1Coríntios 12,26s). Estão com Cristo no céu (2Coríntios 5,1-8 Filipenses 1,23s; Apocalipse 4,4 Apocalipse 6,9 Apocalipse 7,9 Apocalipse 7,14s, Apocalipse 14,1-4 Apocalipse 19,1-6 Apocalipse 20,4). Deus opera milagres por meio deles (Êxodo 8,9-11,10 1Reis 17-18 2Reis 2,8 2Reis 2,14 2Reis 2,21 Marcos 6,13 Atos 3,6 Atos 5,15 Atos 14,7 Atos 19,11s; Tiago 5,17).
SANTO DOS SANTOS
Ou Lugar Santíssimo (1Reis 6,3), era a parte mais sagrada da tenda da aliança (Êxodo 26,33s) ou do templo de Jerusalém (1Reis 6,16). Nela estava guardada a arca da aliança. Ali só o Sumo Sacerdote podia entrar no dia da Expiação (Levítico 16,2 Hebreus 9,3-10). Este recinto estava separado do Santo pelo véu protetor (cf. Números 4,5 e nota).
SANTUÁRIO DAS ALTURAS
Ver "Lugares altos".
SATÃ
O termo hebraico "Satã", ou Satanás, significa" acusador", "adversário" (Jó 1,6 cf. e nota). Mais tarde passou a designar o inimigo de Deus e do homem (Zacarias 3,1 e nota), tornando-se o nome próprio do anjo decaído e tentador do homem (Cântico dos Cânticos 2,24 e nota; cf. Apocalipse Apocalipse 12,9).
Jesus venceu as tentações de Satanás, que o queria desviar de sua missão (Mateus 4,1-11 Lucas 22,28). Inaugurando o Reino de Deus neste mundo, Jesus veio pôr fim ao reino de Satanás (Mateus 12,28 Lucas 10,18 João 12,31). O cristão participa desta vitória de Cristo (2Coríntios 6,14 1João 5,18s), que no fim dos tempos será definitiva (Apocalipse 12-20). Ver "Demônios", "Dominações".
SEFELA
Região entre a planície da costa do mar Mediterrâneo e as montanhas de Judá, entre 300 e 400 m de altitude (Josué 10,40 1Crônicas 27,28).
SERAFIM
O termo vem do hebraico saraf, "arder". Em Nm 21,8s (ver a nota) indica as serpentes "ardentes"ou venenosas. Mais tarde designa uma espécie de seres celestiais que purificavam pelo fogo (Isaías 6,2). Oséias serafins simbolizam a santidade divina que purifica o pecador.
SERPENTE
Havia muitas serpentes venenosas na Palestina (Amós 5,19 Provérbios 30,19 Salmo 140,4). Segundo a opinião popular alimentavam-se de pó (Gênese 3,14 Miquéias 7,17 Isaías 65,25).
Oséias israelitas associavam serpentes e espíritos maus. Ela era símbolo do mal e da desgraça (Gênese 3,1-5 Isaías 27,1 Sl 74,13s; Jó 3,8), da falsidade (Gênese 49,17), da astúcia (Gênese 3,1 Mateus 3,7 Mateus 10,16 Mateus 23,33); constituindo, por isso, um perigo mortal (Eclesiástico 21,2 Provérbios 23,32).
Também em Israel havia encantadores de serpentes (Salmo 58,5s; Jeremias 8,17 Eclesiastes 10,11 Eclesiástico 12,13 Tiago 3,7).
Entre os orientais, certas serpentes são adoradas, como deuses da fecundidade e transmissores da vida (emblemas fálicos). Por isso, no templo se adorava a serpente de bronze (Números 21,4-9 2Reis 18,4 Cântico dos Cânticos 16,7). Cristo, pendurado na árvore da morte (a cruz) é a serpente que dá a vida (João 8,28 12,32s), vencendo a serpente que se pendurara na "árvore da vida" (Gênese 3,1s).
SERVIÇO
Ver "Ministérios".
SERVO
Deus libertou Israel do Egito para que o servisse no deserto (Êxodo 7,16 1Reis 8,23). Por isso o povo de Deus em geral (Salmo 34,23 Salmo 35,27) e os escolhidos de Deus (Gênese 26,24 Êxodo 14,31 Apocalipse 10,7) são chamados servos. Por causa do uso do termo nos cânticos do "servo do Senhor" (Isaías 42,1-9 Isaías 49,1-13 Isaías 50,4-11 Isaías 52,13-53,12) o título foi aplicado em sentido messiânico a Jesus (Mateus 12,18 Atos 3,13 Filipenses 2,7-9).
SETENTA
(Septuaginta, LXX). Nome dado à tradução dos livros do Antigo Testamento,escritos em hebraico e aramaico, para o grego. Foi feita no Egito entre 250 e 100 a.C.. O nome "Setenta" provém da lenda, segundo a qual a tradução foi levada a termo por setenta e dois doutores da Lei enviados de Jerusalém. Oséias escritores do Novo Testamento e os cristãos dos primeiros séculos utilizaram esta tradução. No Ocidente, a partir do século V foi substituída pela Vulgata.
SIÃO
Colina de Jerusalém situada ao sul do templo e ao norte da piscina de Siloé. Em geral se identifica com Jerusalém (2Samuel 5,7 Isaías 2,2s).
Na fenomenologia religiosa, a montanha é o lugar da presença divina. Deus se revela no Sinai ou Horeb (Êxodo 3,1 Êxodo 33,6 Êxodo 19,11-20 1Reis 19,1s).
Na Palestina, o povo sente atração pelos lugares altos (Êxodo 17,9 Números 22-24 1Samuel 7,1 1Samuel 9,12-25 1Reis 3,4 1Crônicas 16,39).
Cristo escolhe os apóstolos, anuncia as bem-aventuranças, transfigura-se, aparece ressuscitado sobre uma montanha (Lucas 6,12 Lucas 9,28 Marcos 3,13 Marcos 6,46 2Pedro 1,18 Mateus 5,1s; Mateus 17,1-9 Mateus 28,16-20).
A luta contra os lugares altos é uma das causas da centralização do culto no templo, situado no monte Sião. Paulatinamente, vão sendo atribuídas a Sião todas as prerrogativas do Sinai (Deuteronômio 12,1-14 Deuteronômio 14,22-26 2Crônicas 30 2Reis 23,1s; Salmo 9,12-15 Salmo 84,5-8 Salmo 20,2s; João 4,20).
Em Sião aparecem a Lei, a "Glória"e os fenômenos teofânicos do Sinai (2Reis 22-23 Isaías 2,3 Salmo 99 Gálatas 4,25s; Hebreus 12,18-24).
SIDÔNIA
Antigo porto fenício na costa do Mediterrâneo, ao norte de Tiro. Junto com Tiro simboliza a civilização pagã corrupta (Lucas 10,13-15).
SILO
Antigo santuário, ao norte de Betel, onde foi depositada a arca da aliança (Josué 18,1-10). O santuário foi destruído pelos filisteus (1Samuel 1,9 1Samuel 4-5).
SILOÉ
Piscina dentro dos muros de Jerusalém, na parte baixa da cidade, para onde corriam as águas da fonte de Gion, através de um túnel construído pelo rei Ezequias (2Reis 20,20).
SINAGOGA
Edifício em que os judeus celebravam as suas reuniões religiosas (Mateus 4,23 Mateus 6,2), especialmente aos sábados. Ser expulso da sinagoga equivalia a ser excluído da comunidade judaica (Lucas 6,22 João 9,22 João 12,42 João 16,2).
SINAI
Ver "Horeb", "Sião", "Deserto" e "Peregrinação".
SOBERBA
Ver "Humildade", "Orgulho".
SODOMA
Ver Gênese 18,20 (e nota) e "Gomorra".
SOFRIMENTO
De Jesus ver Cristo, o "Servo do Senhor".
De Maria, ver Maria, mãe do "Servo Sofredor".
Dos justos e pecadores, ver "Retribuição", "Perseguição".
Como fonte de Redenção, ver "Cruz", "Redenção".
SUMO SACERDOTE
É o chefe dos servidores do templo e supervisor do culto. Como mediador por excelência entre Deus e seu povo, oferecia o sacrifício cotidiano (Êxodo 29,42) e fazia os ritos do dia da Expiação (cf. Levítico 16,1-34). Era o presidente do sinédrio, desde o reinado dos hasmoneus. O cargo era vitalício, mas por razões políticas o Sumo Sacerdote acabava sendo deposto. Por isso, no Novo Testamento fala-se em sumos sacerdotes. Jesus é o Sumo Sacerdote por excelência, cujo sacerdócio é perfeito e eterno, superior ao sacerdócio imperfeito de Aarão (Hebreus 5,1-10 Hebreus 7).