Editoras: Vozes (Petrópolis-RJ) / Paulus (São Paulo-SP)
Ano: 2002
Páginas: 1.483 pp.

——————–

Os estudos de História têm-se intensificado ultimamente, de modo que muito oportuno é o dicionário acima apresentado. Resulta da colaboração de 167 estudiosos de dezessete nacionalidades diferentes e de diversas confissões religiosas, cada qual escrevendo dentro da área de sua competência.

Cronologicamente, o dicionário estende-se desde as origens cristãs até o fim da Era Patrística: para o ocidente, até São Beda Venerável (673-735) e, para o oriente grego, até São João Damasceno (675-749).

Os verbetes que compõem o dicionário referem-se a personagens, doutrinas, correntes culturais, seitas cristãs, fatos históricos, geografia, liturgia, monaquismo, espiritualidade, realizações artísticas e testemunhos arqueológicos, sem descuidar os aspectos sociais, políticos, morais e ascéticos dois oito primeiros séculos da história do Cristianismo. Um índice analítico colocado no fim da obra contribui para facilitar o encontro de temas específicos.

Em suma, a obra é de grande valor; veio enriquecer notavelmente a bibliografia de língua portuguesa. Deve ser agregada à coleção de obras dos Padres da Igreja publicada pela Paulus Editora.

Facebook Comments

Livros recomendados

A senhoriaJosé, o silenciosoOrdem