O socialismo foi condenado pela Igreja por seu supremo Magistério. É uma doutrina política incompatível com a fé católica. Ainda quando mitigada, ensinam os Papas, continua a ser absolutamente contrária à verdade, devendo ser repudiada por todo católico fiel ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja.
Por sua vez, a Teologia da Libertação é uma tentativa de cristianizar o socialismo, infrutífera, e igualmente rejeitada pelos Papas, uma vez que atinge justamente o contrário: tenta esquerdizar o catolicismo. Propõe uma releitura dos dogmas (o que é influência da heresia modernista), utiliza métodos contrários à filosofia perene (como o historicismo e a dialética marxista), possui uma compreensão da doutrina e da própria essência da Igreja totalmente equivocada.
Coletamos aqui alguns importante subsídios para o estudo desses temas à luz da Doutrina Social da Igreja.
Documentos do Magistério Social e Político, e que tracem linhas de espiritualidade cristã com aplicações no terreno da cultura, da sociedade, da política tendo em vista o Reinado de Cristo na esfera temporal, contrariando, pois, as teses socialistas:
Beato Pio IX
Quanta Cura (8 de dezembro de 1864), sobre o comunismo, o socialismo e o protestantismo
Leão XIII
Humanum Genus (20 de abril de 1884), sobre a Maçonaria
Immortale Dei (1° de novembro de 1885), sobre a constituição cristã dos Estados
Inscrutabili Dei Consilio (21 de abril de 1878), sobre os males da sociedade moderna, suas causas e seus remédios
Libertas Praestantissimum (20 de junho de 1888), sobre a liberdade e o liberalismo
Quod Apostolici Muneris (28 de dezembro de 1878), sobre o socialismo em inglês
Rerum Novarum (15 de maio de 1891), sobre a condição dos operários
Sapientiae Christianae (10 de janeiro de 1890), sobre os cristãos como cidadãos em inglês
Tametsi Futura Prospicientibus (1 de novembro de 1900), sobre Jesus Cristo Redentor em inglês
São Pio X
E Supremi (4 de Outubro de 1903), sobre a restauração de todas as coisas em Cristo Rei em inglês
Il Fermo Proposito (11 de Junho de 1905), sobre a ação católica na Itália em inglês
Vehementer Nos (11 de Fevereiro de 1906), sobre a lei francesa de separação entre Igreja e Estado em inglês
Bento XV
Pacem, Dei Munus Pulcherrimum (23 de Maio de 1920), sobre a restauração cristã da paz em espanhol
Pio XI
Acerba Animi (29 de Setembro de 1932), sobre a perseguição da Igreja no México em inglês
Divini Illius Magistri (31 de Dezembro de 1929), sobre a educação cristã da juventude
Divini Redemptoris (19 de Março de 1937), sobre o comunismo
Mit Brennender Sorge (14 de Março de 1937), sobre a Igreja no Reich alemão em inglês
Nos Es Muy Conocida (28 de Março de 1937), sobre a situação religiosa no México em inglês
Quadragesimo Anno (15 de Maio de 1931), sobre a restauração e aperfeiçoamento da ordem social em conformidade com a lei evangélica, no XL aniversário da Encíclica de Leão XIII “Rerum Novarum”
Quas Primas (11 de Dezembro de 1925), sobre a festa de Cristo Rei em espanhol
Ubi Arcano Dei Consilio (23 de Dezembro de 1922), sobre a paz de Cristo no Reino de Cristo em inglês
Pio XII
Dum maerenti animo (29 de junho de 1956), sobre a perseguição religiosa na Europa Oriental em italiano
Sacro vergente anno (7 de julho de 1952), sobre a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria em italiano
Cupimus imprimis (18 de janeiro de 1952), sobre a Igreja Católica na China em italiano
Ad Apostolorum Principis (29 de Junho de 1958), sobre a Igreja Católica na China
Ad Caeli Reginam (11 de Outubro de 1954), sobre a realeza de Maria e a instituição de sua festa
Anni Sacri (12 de Março de 1950), sobre a oração cristã e a concórdia entre os povos
Haurietis Aquas (15 de Maio de 1956), sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus
Humani Generis (12 de Agosto de 1950), sobre as opiniões falsas que ameaçam a doutrina católica
Meminisse Iuvat (14 de Julho de 1958), sobre a paz no mundo e a liberdade da Igreja
Mirabile Illud (6 de Dezembro de 1950), sobre a concórdia entre os povos
Optatissima Pax (18 de Dezembro de 1947), sobre as orações públicas para a pacificação dos povos
Quemadmodum (6 de Janeiro de 1946), sobre a assistência às crianças indigentes
Summi Maeroris (19 de Julho de 1950), sobre um novo pedido de orações pela paz e concórdia entre os povos
Summi Pontificatus (20 de Outubro de 1939), sobre o programa de seu pontificado
* existem os discursos desse Papa ao Patriciado e à Nobreza Romana, e que são excelentes lições de Doutrina Social da Igreja; podem ser encontrados, com comentários em:
http://www.pliniocorreadeoliveira.info/livros/1993-Livro-da-Nobreza.zip
Beato João XXIII
Mater et Magistra (15 de maio de 1961), sobre a evolução da questão social à luz da doutrina cristã
Pacem in Terris (11 de abril de 1963), sobre a paz de todos os povos na base da verdade, justiça, caridade e liberdade
Concílio Ecumênico Vaticano II
Gaudium et Spes (7 de dezembro de 1965), sobre a Igreja no mundo de hoje
Paulo VI
Evangelii Nuntiandi (8 de dezembro de 1975), sobre a evangelização no tempo presente
Octogesima Adveniens (14 de maio de 1971), sobre o LXXX aniversário da “Rerum Novarum”
Populorum Progressio (26 de março 1967), sobre o desenvolvimento dos povos
João Paulo II
Laborem Exercens (14 de Setembro de 1981), sobre o trabalho humano no XC aniversário da “Rerum Novarum”
Sollicitudo Rei Socialis (30 de Dezembro de 1987), sobre o XX aniversário da “Populorum Progressio”
Centesimus Annus (1 de Maio de 1991), sobre o centenário da “Rerum Novarum”
Evangelium Vitae (25 de Março de 1995), sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana
Carta à CNBB (9 de Abril de 1986), sobre a missão da Igreja e a Teologia da Libertação
Documentos da Cúria
Libertatis nuntius (6 de Agosto de 1984), sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação em espanhol
Libertatis conscientia (22 de março de 1986), sobre a liberdade cristã e a libertação em inglês
Artigos e estudos sobre o assunto:
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