Espaço do Leitor

Duas perguntas sobre a veneração dos Santos

Bom dia a esta bela equipe…
Eu tenho 2 perguntas:
1) É correto se ajoelhar diante de uma imagem de santo? Isso não se caracteriza em uma adoração?
2) Em caso de promessa, é correto dizer que se precisa ir a uma determinada paróquia, por ser de determinado santo, para agradecer? Isso não seria louvor ao santo? Louvar um santo é adoração?
Gosto muito deste espaço, e, desde já agradeço. Sei que é de muita valia para católicos que buscam respostas e aprofundamento espiritual (R.B.)

Prezado R.,

A paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Agradecemos pelos elogios. Tudo que fazemos é para a maior glória de Deus. Agradecemos também pela confiança em nos escrever.

Quanto ao uso de imagens e à veneração aos santos dentro do catolicismo, e também com relação à diferença entre louvor, veneração e adoração, recomendo a leitura dos artigos abaixo, todos publicados no site [do Apostolado Veritatis Splendor]:

– LEITOR PERGUNTA SOBRE OS SANTOS E A VIRGEM MARIA

– A BÍBLIA CONDENA O USO DE IMAGENS? DEUS PERMITE A FABRICAÇÃO DE IMAGENS?

– ADORAR IMAGENS?

– AS IMAGENS PERMITIDAS

– COMO EXPLICAR A EXISTÊNCIA DE TANTOS VERSÍCULOS CONDENANDO AS IMAGENS?

– DEUS PROÍBE A CONFECÇÃO DE IMAGENS?

– II CONCÍLIO DE NICÉIA – A CONTROVÉRSIA SOBRE AS IMAGENS

– LEITOR USA LIVRO DA SABEDORIA PARA PROVAR IDOLATRIA CATÓLICA

– LEITOR VOLTA A QUESTIONAR O PAPADO E O CULTO AOS SANTOS

– RESPONDENDO AOS PROTESTANTES SOBRE A IDOLATRIA

– VERSÍCULOS CONTRA IMAGENS?

– MAIS DO MESMO: LEITOR CATÓLICO QUESTIONA SOBRE IMAGENS

– LEITORA ACUSA CATOLICISMO DE IDOLATRIA

– IMAGENS CATÓLICAS OU ÍDOLOS PAGÃOS?

– APOLOGIA À VENERAÇÃO DOS SANTOS NO CRISTIANISMO PRIMITIVO

– LEITOR PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE O CULTO DAS IMAGENS E MARIA SANTÍSSIMA

– LEITOR PERGUNTA SOBRE IMAGENS E ORAÇÕES AOS SANTOS

Com relação à sua pergunta se “é correto dizer que se precisa ir a uma determinada paróquia, por ser de determinado santo, para agradecer”, é importante observar que muitas igrejas são erigidas em honra a um determinado santo e a Nossa Senhora, mas o culto que prestamos é dirigido primeiramente a Deus. Como já foi dito acima, tudo que fazemos é para a maior glória de Deus. Ao prestarmos culto de veneração (honra, homenagem, admiração, estima, reverência etc.), estamos glorificando a Deus, cuja graça e cujo poder se manifestaram (e continuam se manifestando) em tantos homens e mulheres ao longo da história, e de forma especialíssima na Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor (se devotamos profundo amor à nossa mãe carnal, como não devotaremos amor muito maior à nossa Mãe espiritual, que gestou e deu à luz nosso Salvador?!). E quando visitamos uma igreja construída em honra a um determinado santo, é como se estivéssemos visitando a “casa” desse santo, lugar onde costumam se reunir aqueles que têm grande amizade por esse santo ou santa. Trata-se de uma forma a mais de homenagearmos esses nossos grandes amigos, nossos “irmãos mais velhos”, exemplos de fé, de consagração a Deus e de serviço ao próximo.

Mais uma vez, obrigado pelo apoio que nos tem dado. Aproveito para pedir que inclua o nosso apostolado em suas orações diárias, e que ajude a divulgar o nosso trabalho, para o bem das almas e para a maior glória de Deus!

Um abraço fraterno,





About the author

Veritatis Splendor