Gostaria de saber como a Biblia está dividida, quantos tipos de Bíblia existem, quantas católicas, e como os salmos são numerados em cada uma delas. Se alguem puder me responder irá me auxiliar muito (Anônimo).
Prezada irmã,
A paz do Cristo!
No que diz respeito ao conteúdo, não há muitos “tipos” de Bíblia. Os conteúdos das Bíblias Católica e Protestante são basicamente os mesmos, com a diferença de que os protestantes, à época da Reforma, excluíram da Bíblia Sagrada 7 (sete) livros que sempre fizeram parte da Escritura Sagrada, os quais constam até hoje da Bíblia Católica. Esses livros são: Tobias, Judite, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. Há ainda trechos dos livros de Ester e de Daniel que constam na Bíblia Católica e não na Bíblia usada pelos protestantes. Já a “Bíblia” (se é que se pode chamar assim) utilizada pelas Testemunhas de Jeová é bastante diferente da Bíblia usada pelos cristãos, fruto de uma tradução espúria adaptada à doutrina dessa seita. Ademais, existem algumas Bíblias, tanto no catolicismo quanto no protestantismo, as quais, embora bastante semelhantes (ou mesmo idênticas) no que concerne ao conteúdo, distinguem-se por linhas editorias ou ênfases teológico-pastorais diversas. No universo católico, podemos citar a Bíblia Sagrada Edição Pastoral, a Tradução Ecumênica da Bíblia e a Bíblia de Jerusalém. No meio protestante, há, por exemplo, a Bíblia de Genebra, a Bíblia Thompson, a Bíblia Vida Nova, dentre outras.
Com relação à numeração dos Salmos, veja essa observação da Bíblia de Jerusalém (Ed. Paulus): “Do Sl 10 ao Sl 148, a numeração da Bíblia hebraica (a que aqui seguimos) está uma unidade na frente da numeração da Bíblia grega e da Vulgata, que reúnem os Sl 9 e 10 e os Sl 114 e 115, mas dividem em dois os Sl 116 e o Sl 147” (cf. Introdução ao livro dos Salmos).
Finalmente, no que se refere à divisão da Bíblia, transcrevo abaixo a explanação do meu irmão e colega de apostolado, Carlos Martins Nabeto (https://www.veritatis.com.br/article/1393):
Antigo Testamento: Que são todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo
. Novo Testamento: Que são todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I d.C.. Traz a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.
Essas duas grandes divisões estão, ainda, subdivididas de acordo com o conteúdo dos livros. Temos assim, para o Antigo Testamento:
- Livros da Lei: também chamados de Pentateuco, isto é, os “cinco livros” de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito: Israel.
- Livros Históricos: são os livros que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.
- Livros Didáticos: ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus.
- Livros Proféticos: foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.
enquanto que, para o Novo Testamento, temos:
- Livros do Evangelho: narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo.
- Livro Histórico: apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido.
- Epístolas: são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos.
- Livro Profético: traz a vitória de Cristo e sua Igreja sobre as forças do mal e o juízo final.
Os livros que compõem a Bíblia são 73, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. São eles:
- Gênese
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
- Josué
- Juízes
- Rute
- Samuel – Livro I
- Samuel – Livro II
- Reis – Livro I
- Reis – Livro II
- Crônicas – Livro I
- Crônicas – Livro II
- Esdras
- Neemias
- Tobias
- Judite
- Ester
- Macabeus – Livro I
- Macabeus – Livro II
- Jó
- Salmos
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos Cânticos
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações de Jeremias
- Baruc
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Abdias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuc
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
- Evangelho de Mateus
- Evangelho de Marcos
- Evangelho de Lucas
- Evangelho de João
- Atos dos Apóstolos
- Epístola aos Romanos
- 1ª Epístola aos Coríntios
- 2ª Epístola aos Coríntios
- Epístola aos Gálatas
- Epístola aos Efésios
- Epístola aos Filipenses
- Epístola aos Colossenses
- 1ª Epístola aos Tessalonicenses
- 2ª Epístola aos Tessalonicenses
- 1ª Epístola a Timóteo
- 2ª Epístola a Timóteo
- Epístola a Tito
- Epístola a Filemôn
- Epístola aos Hebreus
- Epístola de Tiago
- 1ª Epístola de Pedro
- 2ª Epístola de Pedro
- 1ª Epístola de João
- 2ª Epístola de João
- 3ª Epístola de João
- Epístola de Judas
- Apocalipse de João
OBS.: Com relação à inexistência de alguns livros do Antigo Testamento nas Bíblias protestantes, ler artigo sobre o cânon da Bíblia na área de Apologética.
Esperamos ter sanado suas dúvidas.
Fraternalmente,
Marcos M. Grillo
- Fonte: Veritatis Splendor