Espaço do Leitor Respostas a Leitores (por Leandro Martins de Jesus)

Dúvidas de leitor, revelações particulares e curso de Teologia

Que a paz do Senhor esteja convosco!
Há algum tempo enviei esta mensagem, mas não recebi resposta, sei do grande trabalho que tem para responder e fiquei na duvida se de fato vocês receberam, estou portanto reenviando.
Gostaria de agradecer vocês pelo bom trabalho que tem feito ate agora em relação à defesa de fé católica, que o Senhor continue abençoando cada um de vocês de modo que sejam sempre plenos do Espírito do Senhor e assim vossas vidas sejam pura e verdadeiramente cristãs.Estou enviando esta mensagem na esperança de que possam me ajudar a tirar duas dúvidas, primeiro: Tenho pensado em fazer um curso de Teologia, mas dada a situação atual da Igreja e da sociedade, não sei aonde posso encontrar um bom curso, que seja de fato fiel à Igreja, sendo verdadeira Teologia católica, sei que vocês não tem pretensão de serem senhores da teologia, definindo cursos e faculdades como bons ou ruins, faço esta pergunta porque os vejo como um apoio nesta minha duvida e recorri a este site não tendo outro lugar.Tenho pensado muito na FAJE(Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia) que fica em Belo Horizonte, parece ter um bom curso, sei que tem aprovação da Santa Sé para conceder títulos acadêmicos, e tem boa posição no ranking nacional de cursos, mas gostaria de obter confirmação de vocês, já que são uma fonte católica na qual conheço e confio.
A outra duvida é mais específica, com relação a um livro “Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus”, de Anna Catharina Emmerich, comprei esse livro, na busca de uma mística cristã autentica e católica, mas, ao lê-lo, me dei com partes na qual duvidei um pouco, sei que em matéria de revelação particular, cabe ao fiel católico escolher aceitar ou rejeitar, desde que esta revelação ja tenha sido aprovada pela Igreja(comprovação da veracidade divina da revelação), não duvido que Anna Catharina Emmerich tenha tido uma vida e santidade exemplares, só que determinadas partes do livro são muito complicadas, por exemplo, falando da fuga para o Egito diz que a Virgem se aproximou de uma tamareira levantou-o e rezou e a tamareira se inclinou de modo que puderam recolher os frutos, mortos de fome que estavam, fala de uma benção da promissão, suponho que queira dizer, benção da promessa e diz existir um germen que esta relacionado com esta benção, e vai relacionando isso aos homens desde Adão.Com respoeito aos ultimos dias do Senhor antes e depois da paixão, diz que Ele indicava varias coisas com respoeito à hierarquia da Igreja, determinadas roupas que significavam posições hierárquicas diferentes, cuidados com o Santissimo, enfim diz que o Senhor antes de ascender teve todos esses cuidados, lembro tambem com relação à tentação do Senhor, onde ela dizia que ele ja anteviu todos os fatos que ocorreriam ao longo da história, o cisma, a reforma protestante, os pecados dos cristãos, na visita do Senhor à mansão dos mortos, ela descrevia o limbo, falando de circulos.Como ter certeza de que estes mínimos detalhes são verdadeiros?Gostei muito do livro mas não pude deixar de me perguntar quanto a essas partes, ate onde o relato dela pode ser tido como verdadeiro(não que ela tenha falsificado alguma coisa)?Como ter certeza enfim de que TODO o conteudo de suas revelações é verdadeira?E como discernir o que pode ser tido como verdadeiro do que não pode?Fato é que ela descreve tantos e tantos detalhes, que, se ela quisesse apenas enganar seriam desnecessarios, fala de coisas de fato muito impressionantes como o fato de a Santa Cruz ter madeira de varias partes como quwerendo significar a redenção para toda a humanidade, um destes detalhes descritos, o livro confirma dizendo ter tido pesquisas arqueologicas que confirmaram, a localização da casa de Maria.O que voces me dizem sobre estas coisas?
Agradeço voces desde já de terem me dado a oportunidade de escrever, se não puderem responder compreenderei, que o Senhor sempre vos abençõe e vos guie os passos! (Thomás)

Caríssimo Thomás Dutra,

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco!

Agradecemos seu contato e consideração por nosso apostolado, pedimos desculpas por não poder atendê-lo com mais rapidez e eficiência, rogando suas orações por nos.

Sua primeira pergunta sobre bons cursos de Teologia, recomendo analisar se a faculdade tem aprovação da Santa Sé, se o conteúdo ensinado tem fidelidade para com o Magistério da Igreja. Eu não posso emitir um parecer sobre “esta ou aquela” faculdade de Teologia.

Em si tratando de cursos não acadêmicos, recomendo todos os cursos da Escola Mater Ecclesiae ( http://www.materecclesiae.com.br/corresp.htm ), criada pelo saudoso D. Estêvão Bettencourt, OSB. Os cursos são excelentes, tenho certeza de que quem os estudar, desenvolverá um excelente conhecimento teológico.

Sua outra duvida com relação ao livro “Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus”, de Anna Catharina Emmerich (08/09/1774 – 09/02/1824), não posso esclarecer com precisão, visto não ter lido o livro em foco. Entretanto, trata-se de REVELAÇÃO PARTICULAR, o que não nos obriga a acreditar, nem faz parte essencial da revelação divina. Para aprofundamento recomendo os seguintes artigos:

– NABETO, Carlos Martins. Apostolado Veritatis Splendor: QUE É REVELAÇÃO PÚBLICA E REVELAÇÃO PARTICULAR?. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/2820. Desde 14/06/2004.

– LORSCHEIDER, dom Aloísio. Apostolado Veritatis Splendor: CARTA CIRCULAR SOBRE VISÕES E REVELAÇÕES PARTICULARES. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/1796. Desde 18/08/2003.

– BETTENCOURT, Dom Estêvão. Apostolado Veritatis Splendor: A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/286. Desde 06/11/2001.

– WESTRUPP, d Nelson. Apostolado Veritatis Splendor: CARTA PASTORAL SOBRE REVELAÇÕES PARTICURARES E APARIÇÕES . Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/1797. Desde 18/08/2003.

O professor Felipe Aquino, abalizado autor católico, diz o seguinte sobre o livro em foco:

“O livro dela : ´Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus´, embora seja bonito, não recebeu total confirmação da Igreja, que é muito rigorosa nisto; mas também não foi proibido de ser lido. Fica a livre uso da fé; isto é ninguém está obrigado a aceitar. A critica séria levanta interrogações a respeito dos escritos. É preciso portanto, ler com discernimento, e não como revelação divina, mas como meditação de Catharina. Não deixa de ser edificante para a fé. É o que diz o conceituado D. Estevão Bettencourt. “ (In: São verdadeiras as revelações a Anna Catharina Emmerich?)

É importante lembrar, que Anna Catharina Emmerich, a partir de 1813 recebeu em seu corpo os estigmas de Cristo. O Papa João Paulo II, em 2004, a beatificou.

Uma curiosidade: O roteiro do filme “The Passion” (“A Paixão de Cristo”), do diretor Mel Gibson foi inspirado nas visões da religiosa.

Esperando der ajudado em suas dúvidas despeço-me,

In caritate Christi,
Leandro.

Facebook Comments

Livros recomendados

A Fé de RatzingerCatecismo anticomunistaO Evangelho de São Mateus – Cadernos de Estudo Bíblico

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.