Respostas Católicas

É correto a igreja remunerar os padres e os bispos?

– Recentemente, missionários mórmons estiveram na minha casa e, dentre outras coisas, condenaram como não-bíblico o costume católico de remunerar padres e bispos. Eles se orgulham muito do fato de a igreja mórmon não ter um clero remunerado e alegam que seguem o padrão estabelecido pelos primeiros cristãos. Eu permaneci em um silêncio desconfortável, pois não fazia a mínima idéia de onde encontrar na Bíblia versículos que sustentassem a posição católica. Existe algum? (Anônimo)

Sim, existe. Comece a sua resposta com 1Coríntios 9. Nos versículos 7 a 11, Paulo levanta uma questão bastante importante:

"Alguém vai à guerra alguma vez com os seus próprios recursos? Quem é que planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Será que estou dizendo isto apenas como considerações humanas? E a Lei, não diz a mesma coisa? De fato, na Lei de Moisés está escrito: 'Não açaimarás o boi que debulha o grão'. Por acaso, é com os bois que Deus se preocupa? Não será por causa de nós que Ele fala assim? Claro que é por causa de nós que isto foi escrito. De fato, aquele que trabalha deve trabalhar com esperança de receber a sua parte. Se semeamos bens espirituais em vós, será muito colher bens materiais de vós? Se outros exercem sobre vós tal direito, porque não o poderíamos nós, e com maior razão?".

Então ele passa a apontar que, mesmo tendo toda justificativa para ser remunerado por seu ministério (versículos 17-18), ele mesmo optou por renunciar a esse direito, a fim de eliminar uma fonte potencial de críticas levantadas por seus detratores. Ele explica nos versículos 13 e 14:

"Não sabeis que aqueles que desempenham funções sagradas vivem dos rendimentos do templo? E que aqueles que servem ao altar têm parte no que é oferecido sobre o altar? Da mesma forma, o Senhor ordenou que aqueles que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho".

Veja também: Romanos 15,26-27; 2Tessalonicenses 2,6-10; e 2Timóteo 2,6.

Facebook Comments

Livros recomendados

Ortodoxia (2a edição)A Fé da Igreja – Em que Deve Crer o Cristão de HojeA Confissão

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.