Espaço do Leitor

É pecado ter raiva e xingar Satanás?

– Ter raiva de Satanás e pensar palavras de baixo calão e dizer palavras de baixo calão contra ele é pecado? (Anônimo)

Caro leitor,

A raiva é uma modalidade da ira, pecado capital.

São Paulo nos exorta a pagar o mal com o bem:

“17. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. 18. Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens. 19. Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: ‘A mim a vingança; a mim exercer a justiça’, diz o Senhor (Dt 32,35). 20. Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Procedendo assim, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça (Pr 25,21s). 21. Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem.” (Rom 12,17-21)

Assim, não devemos pensar ou dizer palavrões, nem contra Satanás, deixemos que Deus exerça sua justiça para com o feitor de todo o mal. Aliás, uma função de Satanás é sempre querer nos levar a pecar, nem que seja o xingando.

Observe que o Arcanjo Miguel, em contenda com o demônio não lhe xingou:

“9. Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!” (Jd 1,9) [grifo nosso]

Pois bem, retiremos esses “maus desejos” (Col 3,5) de nosso coração.

“O diabo é como um cão amarrado que muito pode latir e fazer estardalhaço mas só morde a quem chegar perto dele” (Santo Agostinho)

In caritate Christi,
Leandro.


Livros recomendados

O Comunista ExpostoMeias Verdades, Velhas Mentiras. – Estratégia comunista de embuste e desinformação1964 — O ELO PERDIDO – O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista






About the author

Veritatis Splendor