Vem circulando pelas páginas [da Internet] uma imagem que afirma que muitos deuses ou profetas antigos nasceram em 25 de dezembro. Essa imagem tem por finalidade ridicularizar os cristãos, tentando relacionar a figura de Jesus Cristo com a de deuses pagãos antigos.

No entanto, qualquer pessoa com um pouco de honestidade intelectual sabe que referida imagem é um erro. Lamentavelmente, muitas pessoas não costumam investigar profundamente esses assuntos e se deixam levar tão somente pelo fato de que apareceu numa rede social.

Por essa razão, desmentiremos hoje essa imagem e apresentaremos todos os dados corretos.

JESUS DE NAZARÉ

A data exata do seu nascimento ainda é bastante debatida, porém a maioria dos historiadores se inclina a afirmar que a celebração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é devida à antiga celebração do nascimento anual do deus-Sol, no solstício de inverso (“natalis invicti Solis”), adaptada pela Igreja Católica no século III d.C. a fim de permitir a conversão dos povos pagãos. A Igreja Católica jamais ocultou essa versão nem constitui um problema para a nossa fé, já que nós católicos celebramos acontecimentos, não datas: celebramos que um dia Deus nasceu para nos trazer a salvação.

ZARATUSTRA

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Na verdade, ninguém sabe ao certo onde, nem quando nasceu. Entretanto, no Irã é celebrada uma festividade em sua honra no dia 26 de março, fazendo parte do Festival de Ano Novo iraniano.

HORUS

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Conforme o calendário do Antigo Egito, Horus teria nascido no verão.

KRISHNA

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Os hinduístas celebram o aniversário de Krishna em 28 de agosto.

BUDA

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Os budistas celebram seu aniversário em diferentes dias de maio, dependendo do ano. No Japão, é celebrado em 8 de abril.

HÉRCULES

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Os antigos gregos celebravam o nascimento de Hércules no 4º dia de cada mês grego.

DIONÍSIO

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Não há registros sobre uma data exata de nascimento.

ADONIS

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Não há registros sobre sua data de nascimento, nem tampouco há versões autorizadas sobre tal evento. Costuma-se a crer que foi gerado após a união incestuosa entre Tias, rei de Esmirna ou Síria, e sua filha Mirra.

TAMMUZ DA BABILÔNIA

Segundo sua mitologia, NÃO nasceu em 25 de dezembro. Contudo, os romanos o adotaram e atribuíram a celebração de sua vinda em 25 de dezembro, com o Festival de Inverno. Para os romanos, Tammuz era Saturno. Como dado adicional, Tamuz é também o nome do 11º mês do calendário hebraico moderno, equivalente a junho/julho do calendário gregoriano.

 

Facebook Comments

Livros recomendados

A Bala PerdidaO capital: Livro 1 – O processo de produção do capital (Vol. 2)Bernardo de Claraval – Testemunha do seu tempo perante Deus