Ex-protestante é dispensado de celibato pelo papa.
BONN – O ex-capelão militar protestante alemão Guenter Maeder, casado e pai de três filhos, vai converter-se ao catolicismo, devendo ser designado sacerdote. A informação foi divulgada pelo porta-voz da diocese de Augusta, na Baviera, Bernhard Gattner. De acordo com ele, o Papa João Paulo II e a Congregação para a Doutrina da Fé dispensaram o ex-capelão do celibato.
Maeder, de 41 anos, poderá assim ser ordenado padre católico, em julho. A única restrição que irá enfrentar é o fato de não poder chefiar uma paróquia. O religioso deverá exercer atividades pastorais no âmbito das famílias e prestar assistência a detentos e presidiários.
Privilégio – A possibilidade de atuar como sacerdote na Igreja Católica, mesmo estando casado, é um privilégio concedido apenas a ex-pastores protestantes convertidos ao catolicismo.
A ressalva foi feita pelo porta-voz da conferência episcopal alemã, Rudolf Hammerschmidt. Segundo ele, o ingresso de Maeder na Igreja, como padre, não é algo novo, pois casos semelhantes foram registrados nos últimos 20 anos – o porta-voz da conferência episcopal, no entanto, não soube precisar o número de conversões como a do ex-capelão Maeder. (Ansa)