A Palavra de Deus Apologética Bíblia - Tradição - Magistério

Examinai as Escrituras?

Written by Veritatis Splendor
  • Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
  • Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
  • Tradução: Carlos Martins Nabeto

– Não somos informados, por João 5:39, que a Bíblia é a única fonte de fé? “Examinais as Escrituras porque pensais que nelas tendes a vida eterna; são elas que dão testemunho de mim” (KJV)… E também por 2Timóteo 3:16-17, que nos diz que toda Escritura “é dada por inspiração de Deus e é útil para doutrina, para reprovação, para correção etc.”?

Esses textos não provam que somente a Bíblia é o guia ou a regra de fé. No primeiro texto (João 5,39), Cristo não está dizendo aos judeus para que leiam o NOVO TESTAMENTO e encontrem o seu Evangelho, pois o Novo Testamento ainda não existia. Ele insiste no fato de que eles [os judeus] não obtêm ganho com sua própria leitura do ANTIGO TESTAMENTO porque deixam de reconhecê-Lo como o Messias. A palavra “examinais” está no modo indicativo, não no imperativo.

Cristo estava falando aqui com os bereanos, que leram as Escrituras para ver se Ele tinha citado corretamente o Antigo Testamento e se a Sua interpretação estava correta.

O texto de 2Timóteo também não prova nada a esse respeito porque São Paulo está falando com Timóteo numa época em que boa parte do Novo Testamento ainda não havia sido concluída. Isto fica evidente no versículo anterior, que raramente é citado juntamente com os versículos 16 e 17. O versículo 15 diz o seguinte na versão [protestante] do rei Tiago:

“Desde criança, conheces as Sagradas Escrituras, que são capazes de te tornar sábio para a salvação pela fé que está em Cristo Jesus”.

Certamente São Paulo não está se referindo ao NOVO Testamento, mas sim ao ANTIGO: a partir do Antigo Testamento, é evidente, Timóteo poderia obter um conhecimento que o conduziria a aceitar Cristo e os Seus ensinamentos, como de fato ele fez.

Facebook Comments

Livros recomendados

São Francisco de AssisA Fé Explicada10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler – Mais Quatro Imperdíveis E Um Impostor

About the author

Veritatis Splendor