Conheça Mais

Existem erros na bíblia?

Depende de como encaramos a Bíblia. Se a tomarmos como livro científico, então é evidente que muitas coisas não vão correponder ao que a ciência diz hoje: crianção do mundo em seis dias, idéia de como é feito o mundo, etc. Se considerarmos a Bíblia como livros escritos por Deus, milhares de perguntas surgirão: como Deus pode admitir que haja escravos? E como pode a mulher ser tratada desse jeito? Como pode permitir que haja tantas matanças?

Antes de responder se a Bíblia contém erros, é preciso ter presente duas coisas:

  1. A Bíblia é Palavra de Deus na História dos Homens. Deus se serviu de autores humanos para escrevê-la. E eles o fizeram de acordo com a mentalidade da sua época, seus costumes, sua cultura e sua ciência. É dentro daquela época que a Palavra de Deus “se encarnou”, veio até nós.
  2. A Bíblia não pode e nem é um livro de edificação, onde tudo aparece puro e sem pecado. É diferente ler a Bíblia e ler um livro de espiritualidade qualquer, onde tudo nos eleva, nos consola. A Bíblia narra a “luta” de Deus para realizar o seu plano, o seu projeto no meio de homens que são pecadores e justos, bons e maus, fraternos e opressores, puros e corruptos.
É dentro dessa realidade humana que Deus age continuamente para salvar o homem. E essa é a finalidade em vista da qual a Bíblia foi escrita e é Palavra de Deus. Encarando assim, podemos dizer, dentro da nossa fé, que os “livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus, em vista da nossa salvação, quis que fosse colocada nas Sagradas Escrituras” (Dei Verbum, nº 179).


Livros recomendados

Vida de Cristo (Quadrante)Mãe de Deus e Mãe Nossa – Iniciação à MariologiaA Imortalidade Da Alma & A Razão Superior e Inferior

About the author

Veritatis Splendor