O Cristianismo e as grandes religiões do mundo

Poucos meses antes de se tornar papa, o Cardeal Joseph Ratzinger colocou no livro Fé, Verdade, Tolerância, o seu pensamento sobre tudo quanto se refere ao fenômeno religioso: a origem e a diversidade das religiões, as três religiões monoteístas e suas relações intrínsecas, a existência de uma religião verdadeira e a pretensão à universalidade da religião cristã. Estes e outros temas são examinados com a profundidade que caracteriza o teólogo alemão. Responde às perguntas que obrigatoriamente se colocam as pessoas que gostam de transcender os condicionamentos próprios das sociedades consumistas e tecnicistas. O leitor tem em suas mãos as respostas às perguntas mais básicas que os seres humanos sempre se colocaram e que retornam com especial força no início deste novo milênio. Como podemos salvar-nos? O que é religião? Como se originam as religiões? São todas elas verdadeiras? Quais suas relações com a cultura? O que se entende por diálogo inter-religioso?

O livro destina longas páginas à análise da Teoria da Libertação, que influiu e ainda influi em muitos países da América Latina; e contempla alguns tópicos teológicos, como o das religiões asiáticas, a New Age e as causas da helenização do cristianismo. Os temas da relação entre a razão e a fé, os fundamentos da democracia, a liberdade e o marxismo são exaustivamente estudados. Para entender todas essas questões, Joseph Ratzinger nos explicará antes o que é a cultura e como as religiões são um elemento constituinte das mesmas. Terminará o seu texto vinculando a Verdade e o Amor: “A verdade e o amor são idênticos”. Esta proposição – compreendida em toda a sua profundidade – é a suprema garantia da tolerância que todas as sociedades livres devem praticar.

O público brasileiro, a cada dia que passa, mais surpreso com a clareza de idéias e a abertura do primeiro homem da Igreja católica, terá em suas mãos o documento que fundamenta as posturas do papa sobre o tema religião.

Peça o seu aqui .

Veja o prefácio aqui.

Facebook Comments

Livros recomendados

Retratos do ImpérioCarta Aberta Aos Católicos PerplexosPoesia Reunida: 1985-1999