Ciência e Fé Ecumenismo e Religiões Cristãs Protestantismo

Forte Queda do Protestantismo nos Estados Unidos: Bispo Tobin Alerta os Católicos

Autor: Juanjo Romero

A última pesquisa da cadeia ABC/WashingtonPost mostra uma queda do Protestantismo nos Estados Unidos, da ordem de 14 pontos em 12 anos. Uma barbaridade! E um aumento de 9 pontos dos “sem religião”, com a manutenção dos católicos em 22%.

Ainda que a pesquisa tenha como principal finalidade a análise política e talvez os dados tenham que ser vistos com prudência, confirma a tendência de outros estudos, como os do Instituto Gallup, ao que convirá dedicar algumas palavras num outro momento, à luz destes dados, visto que uma coisa é a auto-identificação com uma religião e, outra coisa, a prática religiosa.

Em princípio, a manutenção da porcentagem de católicos é uma boa notícia, ainda que deva ser analisada com cuidado, porque faltam muitos dados demográficos para contextualizá-los. O estudo diz que isso, em parte, se deve aos hispânicos:

– “A estabilidade na porcentagem da população que é católica, por sua vez, se deve um pouco ao aumento da população hispânica do país, porque a metade dos hispânicos se identifica como católica. Dito isto, inclusive entre os brancos não-hispânicos, a proporção de católicos se manteve quase constante: 22% em 2003 e 20% atualmente”.

A metade dos hispânicos se identifica como católica? Bom, isso já é mais do que no Uruguai, Chile, República Dominicana, Guatemala ou El Salvador. Porém, não deixo de me perguntar: quantos chegaram sendo católicos?

Ademais, em se tratando de pesquisas de um país tão heterogêneo como são os Estados Unidos, fica difícil de levantar muitas outras informações com esses dados, exceto aquela informação levantada pelo Bispo de Providence, Mons. Thomas J. Tobin, em sua breve e brilhante análise no Twitter: a de que o Protestantismo se adaptou à modernidade e agora está morrendo; os católicos devem aprender com o erro alheio. É estranho ouvir semelhantes verdades de um Bispo hoje em dia, ainda que seja do tipo Tobin:

Veja também  Êxodo de Católicos Ignorantes para o Protestantismo e Êxodo de Protestantes Instruídos para o Catolicismo

– “Alguns dizem que a Igreja Católica, para sobreviver, deve tornar-se mais como os protestantes (p.ex.: sacerdotes casados, mulheres sacerdotisas, aborto, matrimônios do mesmo sexo). Uma nova pesquisa da ABC mostra que os fiéis protestantes diminuíram 14% nos últimos 15 anos! Nós, católicos, devemos olhar melhor antes de pularmos”.

Um oportuno aviso aos navegantes e profetas da mundanização! É surpreendente que Conferências Episcopais inteiras continuem com vendas nos olhos, com um discurso ultrapassado e ainda acreditando que a solução é “se protestantizar”. O atrativo da mensagem do Senhor permanece vigente: a Mensagem integral!

  • Fonte: Blog “De Lapsis” – http://www.infocatolica.com/blog/delapsis.php
    Tradução: Carlos Martins Nabeto

 


Livros recomendados

As Cartas de São Paulo aos Coríntios – Cadernos de Estudo BíblicoUm Olhar que Cura: Terapia das Doenças EspirituaisAs parábolas de Jesus





About the author

Veritatis Splendor