Gato por lebre

Quantas vezes já ouvimos histórias de pessoas que compram gato por lebre? Quantas pessoas que julgavam estar de posse de um determinado produto, que na verdade era um outro ou era falso? Você talvez conheça alguém que já passou por esta experiência.

É muito comum ouvirmos notícias de alguém que se consultou com uma pessoa que fazia uso ilegítimo do exercício da medicina e depois de consequências graves, descobriu que o profissional não tinha diploma. Coisas parecidas acontecem também com falsos dentistas e professores.

Recentemente soubemos de histórias tristes como a de estudantes que após 4 ou 5 anos de estudo e dedicação – além do pagamento das mensalidades – que não puderam ter o direito de ser formarem, pois a instituição de ensino que lhes prestou serviço não era autorizada pelo Ministério da Educação.

E infelizmente as barbaridades não páram por aí. É notória a irresponsabilidade das pessoas que não verificam a legitimidade do serviço que contratam e das entidades e profissionais que prestam serviços ilegalmente.

Parece estranho eu estar escrevendo sobre isto num site que trata de temas religiosos, mas infelizmente este mesmo desastre acontece no mundo cristão.

Hoje qualquer um se intitula pastor ou bispo de Cristo, e sai por aí amontoando pessoas em lojas, sobre-lojas, casas e etc.Ninguém pode ser pastor das ovelhas de Cristo, sem ter recebido legitimamente esta autoridade, fora disto não passa de um mentiroso sacrílego, agravando em muito a sua situação e de seus seguidores.

E como é esta legitimidade? Para entendermos isto, precisamos aprender como tudo começou.

Nosso Senhor Jesus Cristo delegou poder de ministrar a Graça Divina ao Povo (Batismo, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordem, Confissão e Unção dos Enfermos) a seus doze Apóstolos. Cristo neste momento estava construindo a hierarquia da Igreja que inicia por Ele e depois segue para os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores , doutores e fieis.

Note como São Paulo se refere à Igreja:

  • “E Ele [Cristo] mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutrores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. (Ef 4,11)”

Aqui São Paulo relata claramente a hierarquia da Igreja, que na terra se inicia com os apóstolos e termina com os missionários e o fiéis. O Santo Apóstolo ainda ensina que assim Jesus instituiu a Igreja para que pudesse se edificar cada vez mais, isto é, se confirmar na fé e se espalhar pelo mundo inteiro.

Notamos claramente que a Igreja está onde estão os apóstolos, pois é sobre eles que Jesus edificou a Igreja, sendo o próprio Cristo a pedra angular. São Paulo novamente ensina isto:

  • “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas coincidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a pedra da esquina. No qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para a morada de Deus no Espírito.” (Ef 2,19-22)

Pela hierarquia notamos que a Igreja possui um governo, que como disse São Paulo foi instituído para sua edificação. Assim como acontece com toda instituição, órgão, estado , país, etc. É pela sua hierarquia é que a Igreja é visível. Quem está fora desta estrutura divina, não está na Igreja.

É pela hierarquia que notamos a unicidade da Igreja, isto é, que Ela é única, não existindo várias igrejas. Ensinando isto São Paulo escreveu: “Há um só corpo e um só Espírito[…] Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,4-5). Um só corpo e uma só fé. Como entender estas palavras se hoje existem mais de 20.000 instituições cristãs se intitulando igrejas de Cristo e possuindo doutrinas diversas?

Fácil, muito fácil. Somente uma delas é verdadeira. Principalmente devido ao surgimento de falsas igrejas é que nos encontramos numa verdadeira babel cristã, deixando o cristianismo cair no ridículo.

E onde está a Verdadeira Igreja? Basta procurar a hierarquia, a estrutura fundada por Cristo e tão bem relatada por São Paulo. Se abaixo de Cristo vêm os apóstolos, é lógico que a Verdadeira Igreja está onde estão os apóstolos. Mas alguém poderia fazer a seguinte pergunta: mas os apóstolos não morreram a quase dois mil anos? Sim é verdade, mas eles se perpetuam em seus sucessores, assim como o Governo de um país não morre com a morte de seu dirigente, mas continua na pessoa de seu sucessor.

Deste modo a Verdadeira Igreja guarda a sucessão apostólica e através dela é possível se traçar uma linha direta aos apóstolos. E dentre as mais de 20.000 instituições cristãs que carregam o título de igreja, qual delas possui estes quesitos? Só uma, a Igreja Católica. A única e Verdadeira Igreja de Cristo, fundada pelo próprio Cristo e a única instituição que existe deste do inicío do cristianismo.

Jesus após sua ressurreição gloriosa deveria voltar para o Pai, por isto deu autoridade a seus apóstolos para apascentar seu rebanho (ministrando os sacramentos) e delegar esta mesma autoridade a outros. Desta forma só pode ser pastor do rebanho de Jesus, quem receber esta autoridade de quem a pode delegar. São Paulo após ter visto Cristo, se converteu ao Cristianismo, mas só se tornou apóstolo após ter recebido esta autoridade dos apóstolos (Gal 1,18).

Esta concessão de autoridade pastoral é um dos sete sacramentos que Jesus deixou, que se chama sacramento da ordem. É através deste sacramento que uma pessoa pode se tornar padre e pastorear as ovelhas do Senhor.

Muito cuidado com as falsificações. Não leve gato por lebre, pode custar a sua salvação.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.