HISTÓRIA DE ISRAEL E AS PESQUISAS MAIS RECENTES- FARIAS,J.F.

Editora: Vozes (Petrópolis-RJ)
Ano: 2002
Páginas: 181 pp.


——————–

Em livro relativamente fino, os autores [Jacir de Freitas Farias (org.), Romi Auth, Airton José dos Santos, Johan Konings e Jaldemir Vitório] tratam de temática densa e complexa, o que redunda em afirmações genéricas pouco fundamentadas. O leitor interessado no assunto quisera encontrar mais provas e mais matizes nas explanações dos respectivos autores. A tese do livro está resumida nas sentenças de autoria de Johan Konings:

“É praticamente impossível reconstruir a partir da Bíblia nem uma historiografia objetiva única, nem uma visão ou compreensão israelita de sua história, nem uma teologia da história bíblica. O que a Bíblia nos permite é acompanhar diversas reflexões da fé engajadas pela memória histórica, ainda que esta não seja estabelecida segundo as regras da historiografia moderna” (p. 124).

Seria necessário comprovar melhor tais dizeres. Existem pesquisas recentes que divergem das conclusões de Konings, baseando-se em dados arqueológicos, papiráceos, literários… [v. PR 491, 1993, pp. 191ss.].

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.