Respostas Católicas

Houve uma papisa? e santa brígida foi bispo?

– Recentemente, minha irmã, que é freira católica, disse-me que um dos Papas foi mulher. Ela também disse que Santa Brígida foi bispo. Eu nunca tinha ouvido isso antes e fiquei angustiado. Gostaria de receber qualquer informação que vocês pudessem compartilhar comigo (Anônimo).

Sua irmã está equivocada em ambos os casos.

Primeiro: nunca existiu um Papa de sexo feminino. A antiga lenda que aponta para a "Papisa Joana" é às vezes empregada para sugerir o contrário, mas esta estória já foi totalmente desmentida. O apêndice do "The Oxford Dictionary of the Popes" (Dicionário Oxford dos Papas), escrito por um protestante, J.N.D.Kelly, afirma que a lenda de uma papisa "praticamente não merece uma refutação hoje, pois não apenas inexiste evidência contemporânea para uma papisa em quaisquer das datas sugeridas para o seu pontificado, como os fatos conhecidos desses respectivos períodos tornam impossível sua presença neles".

Segundo: Santa Brígida nunca foi bispo, embora ela tenha iniciado, juntamente com o eremita Conleth, a comunidade religiosa de Kildare, na Irlanda do séc. V. Conleth sim, era bispo e também abade da casa masculina. Brígida era a abadessa do convento vizinho, mas nunca foi bispo.


Livros recomendados

Ave Maria: História e MeditaçãoO Dom da CuraTrês Filosofias de Vida





Veja também  São tomás de aquino não acreditava que a vida humana começava na concepção?

About the author

Veritatis Splendor