Respostas Católicas

Jesus passou ou não 3 dias e 3 noites no túmulo?

– Se Cristo morreu na Sexta-Feira e ressuscitou no Domingo, como pode a Bíblia dizer que Ele permaneceu no túmulo por três dias e três noites antes de sua ressurreição (Mateus 12,40; Marcos 8,31)? (Anônimo)

Cristo morreu por volta das três horas da tarde da Sexta-Feira e foi colocado no túmulo pouco tempo depois. A ressurreição ocorreu no início do Domigo. Portanto, na Sexta-Feira, ele ficou cerca de 9 horas no túmulo (conforme o cômputo moderno); no Sábado, permaneceu as 24 horas; e, no Domingo, cerca de 6 horas. Ou seja, menos que as 72 horas necessárias para termos três dias e [três] noites plenos.

Há contradição aqui? Não, porque os antigos judeus computavam como um dia pleno qualquer parte de um dia; com efeito, “três dias e três noites” (que hoje tem o mesmo significado que “três dias”) podia ser tão curto quanto 24 horas e mais alguns segundos (se naquele tempo existissem relógios capazes de registrar os segundos).

No nosso jeito de computar as coisas, entre a hora de almoço de hoje e a hora de almoço de amanhã, teríamos 1 dia. Mas os antigos judeus computariam isto como 2 dias, uma vez que incluiriam as partes de 2 dias distintos [=12 horas de hoje mais 12 horas de amanhã].

 


Livros recomendados

Mensagens de Nossa Senhora AparecidaComo Provar que Deus ExisteA caminho de Belém





Veja também  O que é o livro "doutrinas e alianças"?

About the author

Veritatis Splendor