Respostas Católicas

Jesus transformou água em vinho ou em suco de uva?

– Existe algo válido na afirmação fundamentalista de que Jesus transformou água em suco de uva? (Anônimo)

Absolutamente não. [Os fundamentalistas] afirmam que “o fruto da vinha” (Mateus 26,29) deve ser entendido como suco de uva, mas há 3 problemas principais nessa afirmação:

Primeiro: as duas bebidas comuns na Palestina eram a água e o vinho. A frase “fruto da vinha” significa, então, “o produto da vinha”. As vinhas eram cultivadas não pelas uvas, mas para permitir a produção de vinho.

Segundo: o suco de uva se estraga rapidamente sem refrigeração. Existiam bem poucos lugares refrigerados na Palestina no tempo de Cristo.

Terceiro: nas bodas de Caná, após Cristo ter transformado água em vinho, o mestre-sala que o degustou disse ao noivo: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora” (João 2,10).

Traduzindo: “Normalmente, o anfitrião serve o melhor vinho no início e quando as pessoas já se encontram bêbadas (o que não ocorre em virtude de suco de uva), ele passa a servir o vinho de menor qualidade. Mas você, ao contrário, guardou o de melhor qualidade para o final”.

 


Livros recomendados

Sócrates Encontra SartreA Vitória da PáscoaCaminhando para a Maturidade





Veja também  "pecados capitais" são os piores pecados que você pode cometer?

About the author

Veritatis Splendor