Espaço do Leitor

Leitor católico solicita auxílio para compreender o culto católico à maria, mãe de jesus

LEITOR CATÓLICO SOLICITA AUXÍLIO PARA COMPREENDER O CULTO CATÓLICO À MARIA, MÃE DE JESUS

[Leitor NÃO autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor:
Cidade/UF: ilhéus-ba
Religião: Católica

Mensagem
========

Olá, pessoal do Veritatis! Estou sempre acompanhando o trabalho de vocês, inclusive já mandei varios emails e felizmente fui respondido.
Mais recentemente, lendo o Site, me deparei com uma crítica dos protestantes que muito me ofendeu em um artigo chamado “Falso Exorcismo”, quando ele fala que quando supostamente “adoramos” Maria, adoramos o demônio. Sei que isso é um absurdo, mas não posso mentir e confesso que muito me “intrigou”. Peço, por isso, o auxílio de vocês; os protestantes estão dispostos a qualquer coisa para denegrir a imagem dos catolicos, mas lhe peço uma resposta que me fortaleça nessa devoção à Virgem Maria e que tambem possa defender a Virgem Maria desses ataques. Por favor, peço que vocês me respondam, pois isso será muito importante para mim. Sempre fui católico, mas somente agora ” despertei” e passei a estudar a fé católica e estou cada vez mais ficando mais firme em minha fé. E sei que para entender a fé da Santa Igreja de Cristo temos que entender Maria, pois foi dela que veio Jesus. Por isso lhe recorro a ajuda. Tenham certeza que o trabalho de vocês é um trabalho muito bonito; vocês podem não saber, mas vocês são muito importantes para muitos católicos e até mesmo para pessoas de outra religiões. Fico impressionado com a “força” de vocês ao defender a Santa Mãe Igreja. Cada vez que leio alguma coisa ou um debate aqui no Veritatis, parece que fica cada vez mais claro a importância da Igreja; enquanto os protestantes tentam atacar a Igreja com mentiras e abusurdos, vocês defendem a Igreja com verdades e respostas exatas. Parabéns! Por favor, respondam a pergunta sobre o culto a Maria. Que Deus ilumine sempre vocês. Lembrem-se: quando vocês defendem a Igreja, vocês defendem a verdade. Paz de Cristo e amor de Maria.

Prezado Leitor

Agradecemos a sua confiança em nosso humilde apostolado. Que a graça de Jesus Cristo esteja com você e toda a sua família.

Sugerimos que você não dê importância aos ataques protestantes contra o catolicismo e neste caso contra o culto católico à Maria, mãe de Jesus, ou contra o culto católico a qualquer outro santo. Os ataques protestantes à Maria, mãe de Jesus, certamente ofendem muito a Jesus. Esta ofensa é obra do diabo.

Deve ficar bem claro que nenhum católico adora Maria, a Mãe de Jesus e também não adora a nenhum outro santo. O cristão católico adora somente a Deus, isto é a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são três Pessoas distintas com a mesma natureza divina. Em Jesus há uma única Pessoa, isto é, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, a Pessoa do Filho com duas naturezas a divina (que é eterna) e a humana (que passou a existir a partir da encarnação pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria). Daí deduz-se que Jesus deve ser adorado tal como a Pessoa do Pai e tal como a Pessoa do Espírito Santo.

Voltando à Maria, a mãe de Jesus, nós cristãos católicos não a adoramos porque ela é uma criatura, não é Deus, não é uma deusa. Nós católicos veneramos Maria de modo especial em relação aos outros santos, porque ela é a mãe de Jesus, que é Deus. A santidade de Deus (incluindo Jesus) é infinita o que exige culto de adoração (latria). A santidade de  Maria, a mãe de Jesus embora finita é imensa comparada com a santidade de todos as outras criaturas santas no Céu, por isso o culto a Maria é de hiper-veneração (hiper-dulia) e o culto aos outros santos é apenas de veneração (dulia).

Lembre-se que “A Jesus sempre se vai e se “volta” por Maria“. [São Josemaría Escrivá, Caminho, ponto 495].

Caro leitor procure adquirir uma formação católica sólida para crescer na fé católica e para suportar com um sorriso amoroso os ataques dos hereges. Para isto leia as informações em nosso site referentes ao Catecismo, à Doutrina, à Espiritualidade, à Mariologia. A compra do livro o “Catecismo da Igreja Católica – edição típica vaticana”, seria uma ótima opção para um aprofundamento da doutrina católica quando desligado da Internet.

Espero que a resposta tenha sido útil.

Um abraço
Renato Colonna Rosman

Veritatis Splendor – http://www.veritatis.com.br/


Livros recomendados

Amar a IgrejaComo ser um bom pai9 Ateus Mudam de Ônibus





Veja também  Resposta a um pastor presbiteriano

About the author

Veritatis Splendor