Dr. Rafael Vitola Brodbeck, sou frequentador deste site e recentemente li a sua resposta em ralção ao dualismo. Na Igreja existem duas antropologias? Na tradição Judeu-cristã em antropologia e graça se diz dualidade (alma,carne,corpo e espírito)e no dualismo (alma e corpo).


Gostaria de saber de suas respostas, depois podemos entrar em mais detalhes.

 

Caríssimo senhor,

 

A filosofia cristã é a baseada na realidade das coisas, na essência dos seres. Ora, não existe, propriamente, uma antropologia católica, como não poderia haver uma moral católica. A moral é única, como a antropologia é única, entendida esta como a explicação e o entendimento do que é o homem. Podem variar as escolas antropológicas que explicitam elementos acidentais do homem, e todas terão foros de cidadania na Igreja se com a doutrina revelada (e, obviamente, com a realidade) não se incompatibilizarem.

 

Nesse sentido, a dualidade de alma e corpo é uma percepção da verdade, não simplesmente uma teoria baseada em dados religiosos. O homem é substancialmente feito de corpo e alma, sendo esta a forma daquele, o qual é a matéria. Santo Tomás desenvolveu muitíssimo bem essa questão.

 

Já um dualismo seria a contraposição entre alma e corpo, como se os dois elementos fossem antagônicos. Sabemos serem diversos, mas a contraposição entre eles é contrária à realidade dos fatos, e mais própria das doutrinas gnósticas, maniqueístas.

 

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Em Cristo,

Facebook Comments

Livros recomendados

As crônicas de NárniaMeditações para a Páscoa e PentecostesEstudos sobre o amor