Que a Paz do Senhor esteja com todos do VS!
Já tem algum tempo que venho estudando vários assuntos sobre a Igreja Católica e as Seitas protestantes através deste site e tenho que dizer que o trabalho é Maravilhoso, tenho aprendido muito e com o aprendizado tenho como refutar vários argumentos infundados dos Protestantes.
Eu gostaria de ter algumas indicações de bons livros sobre Lutero, e o protestantismo em Geral, mas principalmente sobre o Fundador do Protestantismo.
Desde Já agradeço.
Que Deus continue sempre com vocês e o Espírito de Sabedoria os Iluminem para sempre.
Amém (Edson)

Prezado Edson,

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Ficamos felizes com seu contato e em saber que você tem acompanhado nosso trabalho. Peço que continue rezando por nós a fim de que continuemos trabalhando para a maior glória de Deus.

Quanto à sua mensagem propriamente dita, devo dizer que a bibliografia sobre Lutero, em vários idiomas, é vastíssima, o que é compreensível se levarmos em consideração a influência que ele teve não só na história do cristianismo, mas também na história da Europa e até do mundo ocidental como um todo. E não estou aqui superestimando a figura de Lutero, mas sim reconhecendo que ele de fato influenciou, para bem ou para o mal, o mundo tal como o conhecemos hoje, e isso não só do ponto de vista religioso, mas também nos aspectos econômicos, sociais e culturais.

Tendo em vista a vastidão dessa bibliografia, e supondo que você, pelo menos inicialmente, esteja interessado apenas nas obras em português, sugiro que você visite os sites das duas grandes editoras luteranas no Brasil: a Editora Sinodal (ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB ) e a Editora Concórdia (ligada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB). Nesses sites você encontrará praticamente todos os livros de Lutero e sobre ele publicados no Brasil (à exceção dos títulos já esgotados, obviamente). Se eu tivesse que indicar apenas um título, eu indicaria “Martim Lutero: tempo, vida e mensagem”, de Marc Lienhard (Ed. Sinodal), pois me parece ser uma obra das mais sérias. Também é digna de nota a série “Obras Selecionadas”, de Lutero, publicada em co-edição pela Sinodal e pela Concórdia, e que já conta com dez volumes. E sobre o luteranismo em geral, a obra mais importante sem dúvida é o “Livro de Concórdia”, também publicado em co-edição pela Sinodal e pela Concórdia. Esse livro reúne os principais textos da Reforma no contexto germânico, incluindo também escritos fundamentais de Lutero.

Sobre a vida e a obra de Lutero (e sobre o protestantismo em geral) na visão católica, eu recomendo os livros do Pe. Leonel Franca (seus livros são raros, geralmente esgotados, por isso sugiro uma pesquisa no site www.estantevirtual.com.br, o qual reúne sebos de todo o Brasil). Também é interessante o livro “Martim Lutero”, de F. Brentano, da Editora Vecchi. Trata-se de obra rara, difícil de se encontrar, mas que vale a pena você procurar em sebos e livrarias especializadas.

Não obstante, gostaria de lhe dar um conselho, quase uma advertência: é claro que conhecer a vida e o pensamento de Lutero é útil, pois ele é possivelmente a figura mais influente do protestantismo, e por isso conhecer Lutero nos ajuda a compreender melhor a mentalidade protestante. Todavia, creio que não vale a pena empreender um estudo aprofundado sobre o ex-monge alemão, pois há inúmeros santos cujas biografias são muito mais edificantes. Sem contar a incalculável quantidade de livros sobre a história da Igreja e sobre a doutrina católica, a qual nós temos o dever de conhecer cada vez melhor.

Espero ter lhe ajudado. Fique com Deus.

Em Cristo,
Marcos M. Grillo

Facebook Comments

Livros recomendados

EuA Águia de Sharpe (Vol. 8)Devocionário à Divina Misericórdia –  Vol. II